15.5.14

nem tudo é mau

Ao longo dos últimos tempos, Portugal é apenas notícia pelos piores motivos. Somos quase sempre os últimos e, quando não somos, andamos lá perto. É o “lixo” e a presença constante na cauda da Europa fazendo com que seja frequente que Portugal seja visto com um dos piores países da Europa.

Mas nem tudo é mau. E também conseguimos ser os primeiros. O portal de viagens online do USA Today levou a cabo uma votação que tinha por objectivo eleger o melhor país europeu. E a vitória foi nossa. “Aparentemente, Portugal conquistou os corações dos nossos leitores e assegurou a fatia de leão dos votos”, é o que se pode ler no referido site.

O site destaca ainda os nossos pontos de interesse salientando “aldeias charmosas, comida fantástica, música regional fascinante, descobertas culturais, uma costa belíssima e até surf de classe mundial”. A título de curiosidade, Itália, Áustria, Alemanha e Reino Unido ficaram, por esta ordem, atrás de Portugal.

Podemos ter muitas coisas menos positivas que tornam mais difíceis as vidas de muitas pessoas que até acabam por, em alguns casos, não poder tirar o melhor proveito do que temos para oferecer a quem vem cá de férias. Mas não existem dúvidas que, nos pontos que referem, somos mesmo os melhores.

16 comentários:

  1. Sem dúvida! Agora só falta consciência disso e cuidar daquilo que é nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que podíamos fazer muitos milhões explorando que de melhor temos para oferecer.

      Eliminar
  2. São ate mais os portugueses a falar mal e desdenhar do nosso próprio país que os outros. De todos os turistas e amigos estrangeiros de Erasmus com quem tive oportunidade de falar só têm maravilhas a dizer sobre o tempo que cá andaram e que esperam retornar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem fala mal do que nós tempos é porque não conhece muito bem o que temos para oferecer. As nossas belezas naturais que apaixonam quem vem de fora.

      Eliminar
  3. Portugal está na moda, mas precisa de frescura no governo, criar valores nos mais jovens, dar oportunidades a quem precisa de criar...há talentos que não devem sair de cá.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E explorando melhor a nossa maravilhosa costa era possível conseguir isso.

      beijos

      Eliminar
  4. Este país para férias é sem dúvida dos melhores! Sítios lindíssimos para passear, uma costa de praias lindíssimas, pessoal hospitaleiro, tudo impecável. O problema só reside mesmo no trabalho, porque em férias é tudo bom! :)

    ResponderEliminar
  5. O maior problema do nosso país sempre foi, na minha opinião, ser mal aproveitado por quem nos (des)governou. Porque temos tudo para ser um país fantástico. A nossa comida é divinal, o nosso clima é do melhor, temos praias fantásticas (inclusive para a prática de surf e bodyboard), temos também um interior LINDO, pessoas hospitaleiras. E temos um país tranquilo, que não é abalado por catástrofes naturais nem por actos terroristas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Golf que atrai pessoas o ano todo. Estamos mal aproveitados. O que é pena.

      Eliminar
  6. Tenho pena que a mentalidade 'pequenina' de muitos portugueses seja um contributo para esta má imagem.
    Se a casa é nossa, temos de cuidar dela. Chateia-me esta 'desresponsabilização' do que é de todos, mas que na maioria das vezes parece ser de ninguém...

    O Zé povinho está habituado a queixar-se, mas a fazer algo para mudar é que " 'tá quieto que dá muito trabalho!"

    Fico contente por ver, que apesar de toda esta nuvem densa de negatividade que tem vindo a pairar sobre o país nos últimos anos, ainda conseguimos receber bem, e deixar uma boa impressão nas pessoas que por cá passam. E este primeiro lugar sabe bem :)

    Obrigada pela notícia.
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um excelente comentário e um ponto de vista bastante acertado.

      Obrigado eu.

      Eliminar
  7. Temos muita coisa boa, maravilhosa. É pena a governação e más decisões de gestão, porque sem dúvida Portugal é um país fabuloso com ofertas para todos os gostos.
    Mas quem cá manda não juízo... fazer o quê!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É com muita pena que vejo esta nossa faceta mal aproveitada. Haveria tanto a fazer.

      Eliminar