12.5.14

os homens e a mímica

Manhã cedo, partilho rotinas com a minha mulher. Vamos ambos para o ginásio à mesma hora. Tomamos o pequeno-almoço juntos e enfrentamos o trânsito, dentro do possível, em conjunto. Só não partilhamos carro porque infelizmente trabalhamos em zonas distintas e com horários que não batem um com o outro. Ela tem um horário mais fixo enquanto o meu é uma incógnita, dependendo do que tenha para fazer.

Como tal, seguindo em carros diferentes, às vezes queremos comunicar um com o outro, recorrendo à mímica. Fazemos gestos e esperamos que o outro perceba, sem ser necessário efectuar um telefonema para explicar o que quer que seja. Do meu ponto de vista, sou excelente na mímica. Para mim, faço gestos que qualquer pessoa percebe facilmente. Por sua vez, a minha mulher diz que sou uma lástima. Que não me sei explicar de uma forma convincente. Aliás, vai mais longe e diz que todos os homens são assim. Que pensam que sabem explicar tudo através de gestos mas nada conseguem explicar.

Por sua vez, e ao contrário de mim, a minha mulher não se considera uma rainha da mímica. Pelo menos não me diz que é boa na mímica. Porém, quando tenta explicar algo e eu não percebo, diz que fez tudo na perfeição e que eu é que não sei perceber coisas básicas. Isto acontece ocasionalmente no carro, tal como também tem por hábito acontecer, por exemplo, num centro comercial, quando estamos às compras e separados por uma distância considerável que nos leva aos gestos como forma de comunicação.

Para a última situação ainda não encontrei solução. Para o carro, já. Faço sempre um sinal positivo, faço adeus, sorrio e envio um beijo. Tudo bem! Até que hoje, a minha mulher quis comunicar comigo. Não percebi nada mas dei a entender que sim. Até que, posteriormente, perguntei o que me tinha tentado dizer. Confessei que não tinha percebido pois ela era péssima em mímica e que a minha solução era sorrir, acenar, e enviar um beijo. Desmanchou-se a rir. E acredito que vai passar a fazer-me o mesmo.

Continuo na minha. Acho que os meus gestos são bastante convincentes. Aliás, defendo até que é uma característica comum aos homens. Por exemplo, dois homens conseguem comunicar sobre tudo e mais alguma coisa através de gestos. Quer seja num bar para pedir mais uns copos, onde, por mais barulho que esteja, um homem consegue gesticular para outro qual a bebida que deseja e se quer gelo ou não, ou noutra situação qualquer. Por isso, o “problema” está nas mulheres. Ou será que elas também conseguem fazer isto, entre elas, na perfeição e o “problema” é quando elas e eles se misturam nos domínios da mímica?

11 comentários:

  1. É sabido que elas e eles têm diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto e vai daí na mímica o 'problema' repete-se :D Confesso que nunca reparei na questão da mímica mas só por causa das coisas vou passar a tomar mais atenção :)

    ResponderEliminar
  2. Muito boa... Tenho a certeza de que a tua mulher fez tudo direitinho, os homens é que não conseguem compreender... limitações injustificáveis. :)))))))
    No carro não, mas em lojas, restaurantes e afins... mímica, assobios, chamar alto, chamar baixo, toda a loja a olhar para mim ou ninguém, o rapaz está sempre distraído. Então quando o chamo (ou seja, pretendo que se desloque à minha beira) uiiii, tal como um projeto que se mete à câmara e demora muito... quase sempre acabo por desistir.
    Mas resumindo: se a tua mulher não te entende é porque fazes algo muito mal! Lol
    Beijinhos,
    S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é sempre nosso :)

      Confesso que em público gosto de lhe chamar o nome que chamo em privado e que a deixa embaraçada.

      beijos

      Eliminar
  3. Nunca fiz mímica para outras mulheres, para coisa nenhuma... :)
    Não sei se isso responde à tua pergunta.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que os homens entre si, assim como as mulheres entre si, também, se entendem.
    E sinto mesmo isso, que os homens não entendem a mímica das mulheres e as mulheres as dos homens.
    Ahahahaha! Pode não ser tão básico como escrevi, mas tens razão do que vivencio.~
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que o problema é mesmo esse. A mistura :)

      beijos

      Eliminar
  5. Este texto faz-me lembrar várias situações lá em casa, mas mais esta em particular. A mímica de desaprovação do meu marido. Carrega nas sombrosas e faz cara de quem está zangado com meio mundo.
    Ups, irritei mesmo o gajo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que não percebem que a cara que fazem mostra tudo aquilo que estão a sentir.

      Eliminar
  6. Tas a ver tudo errado. Tanto homens como as mulheres são optimos na mímica mas entre o o proprio genero lol qd se fazem misturas dá asneira xD

    ResponderEliminar