11.6.14

acabaram-se as dúvidas

Já tinha visto O Lobo de Wall Street no cinema. Recentemente vi O Clube de Dallas. E voltei a ver O Lobo de Wall Street. Confesso que esperava mais do filme que valeu o Oscar de melhor actor para Matthew McConaughey. A história (verídica) é forte. Mas pouco mais do que isso. Acho que o impacto do filme prende-se no peso que Matthew e Jared Leto perderam para dar vida aos personagens. Acho que é o enorme esforço físico que mexe mais com as pessoas, tal como o teor da história.

Esquecendo o peso e olhando de forma crua para a representação de Matthew, fico com a sensação de que não é brilhante. Mostra um pouco mais do que noutros registos. Mostra que pode (e é) ser bom longe das comédias de domingo à tarde mas falta algo mais. Sobretudo quando comparado com o desempenho de Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, que também é melhor filme, sem qualquer dúvida. Há quem defina o Lobo como um filme de sexo e droga. É verdade que tem esses registos, que fazem parte de uma história verídica, mas reduzir o desempenho de DiCaprio a isso é injusto. Acredito que é mais complicado, do ponto de vista da representação, fazer um papel com tudo aquilo que envolve o personagem de DiCaprio (aquela cena da droga fora de validade é exemplo disso) do que fazer o papel de Matthew que é mais calmo e parado.

Já tinha dito noutros textos que sou das pessoas que ainda vão ao clube de vídeo. Gosto das conversas sobre filmes que mantenho com o dono do clube onde sempre fui. Acho piada que me pergunte se gostei do filme, que me aconselhe filmes e dos minutos que passamos à conversa sobre o cinema. Nesse sentido, partilho uma das últimas conversas que tivemos quando fui entregar O Clube de Dallas.

Ele - “Então, gostou do filme?”
Eu - “Gostei. Mas esperava mais. Soube a pouco.”
Ele - “Tive a mesma sensação.”
Eu - “Acho que O Lobo de Wall Street é muito melhor. E o DiCaprio merecia o Oscar, sem qualquer dúvida.”
Ele - “Concordo. Acho que o que mais se destaca é o peso que eles perderam.”
Eu - “Pois é. Existe um grande trabalho de preparação que os levou a perder muito peso e acho que isso acaba por mexer com as pessoas. Tal como o conteúdo da história.”
Ele - “Isso do peso faz-me lembrar o Christian Bale em O Maquinista.”
Eu - “Fez-me mais impressão ver o Christian Bale do que o Matthew e o Jared juntos. Esse filme é brutal e a representação do Bale é impressionante. Mas lá está, o peso também se destaca. São coisas a que estão sujeitos.”
Ele - “Por falar em peso, vai fazer algum filme?”
Eu - “Eu?!? (gargalhada) Não, porquê?”
Ele - “É que está muito mais magro”
Eu - “Não é filme nenhum. Mas também não é problema de saúde. Foi uma opção minha que quis ficar melhor do que estava”
Ele - “Nesse caso fez bem.”

É por causa de momentos como este que gosto de ir ao clube de vídeo. Gasto 2,25 euros por cada filme que alugo mas estes diálogos e partilhas de ideias sobre os filmes valem cada um dos cêntimos que pago.

17 comentários:

  1. Simplesmente delicioso! :)
    Ainda me lembro de ir ao clube de video com o meu pai, escolher filmes para vermos em tardes de verão com chuva e pouco calor.
    Era mágico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje uso o cartão do meu pai apesar de achar que o homem acredita que sou eu. Isto porque já me deu os parabéns no dia em que o meu pai fazia anos :)

      Eliminar
  2. Concordo. Para mim, o O Lobo de Wall Street merecia mais galardões, é um filme e tanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do meu ponto de vista, DiCaprio está muito melhor do que Matthew e o filme também é muito melhor.

      Eliminar
  3. Exacto. As pessoas deram um Oscar à dieta.
    Alias, a Lista de Schindler nem era a mesma coisa se os judeus no campo de concentração estivessem mais anafadinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do meu ponto de vista, DiCaprio está muito melhor no Lobo do que o Matthew está no Clube. Tal como o Lobo é muito melhor do que o Clube. É a minha opinião. Não mais do que isso. Por exemplo, considero O Maquinista um filme igualmente muito melhor do que o Clube. São gostos, não mais do que isso. Tal como acho que o Matthew está muito melhor em Cliente de Risco do que no Clube. São opiniões. Não mais do que isso.

      Eliminar
  4. Adorei o personagem do DiCaprio e pessoalmente considerava merecido o óscar de melhor ator.
    Quanto ao Matthew... tentei este fim-de-semana ver o filme mas o João Pestana falou mais alto. As partes que acompanhei pareceram-me marcantes mas, tal como referes, pela história e perda de peso, não tanto pela prestação do ator (que foi indubitavelmente muito boa, mas não tão boa como o Leonardo).
    Com um vídeo clube assim vale a pena... :) por acaso tenho pena de serem cada vez mais raros e com tendência para a extinção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história é muito marcante. E o pouco peso deles também. Mas, de resto, não achei nada de extraordinário. Esperava muito mais.

      Este existe há muitos anos mas já existiram muitos e agora é apenas um.

      Eliminar
  5. Eu gostei muito mais de "Dallas Buyers Club" que de "O Lobo de Wall Street". E, não, não é por eu gostar do Jared Leto. Mas é a minha opinião e vale o que vale. Se gostassemos todos do mesmo... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Cada qual tem a sua :) O Jared passava bem por mulher ;)

      Eliminar
  6. Aqui em Braga havia vários, que desapareceram (fecharam)
    .Numa das minhas caminhadas, descobri um e fiquei admirada por existir, ainda.
    Quanto ao Lobo de Wall Street, foi um filme que gostei muito, um filme excepcional, ma minha opinião, e mexeu muito comigo.
    Não Vi o Clube de DallasQuango ao teu peso, parabéns e já agora, um aparte que tem a ver com peso.
    Estava a ver a Color Run com uma amiga quando vejo um homem olhar fixamente para mim. Estava vestido com equipamento de ciclismo.
    Voltei a olhar, ele não tirava os olhos de mim... de repente, digo para a minha amiga: "ah, é o meu irmão!"
    Sabia que andava em regime, controlado pela nutricionista, e que tinha emagrecido um quilos.
    Mas jamais esperava vê-lo tão elegante.
    Não era um homem gordo, mas para os 49 anos, e um bom prato, com os quilometros que andam de bicicleta, sentiu que devia perder peso.
    Está muito elegante, menos pesado, e não falha com o regime alimentar.
    Desta forma, Bruno, estes elogios são carinhos para a alma.
    Parabéns.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns ao teu irmão. Um belo exemplo de determinação :)

      beijos

      Eliminar
    2. Bruno, mais uma vez, desculpa as falhas neste comentário.
      Beijinho

      Eliminar
    3. Não te preocupes com isso. Quem não sabe escrever sou eu :)

      beijos

      Eliminar
  7. Neste caso, tenho que discordar. Apesar de achar que DiCaprio esteve nuito bem em O Lobo de Wall Street, acho que McConaughey mereceu o Óscar. Mas, claro, cada um tem direito à sua opinião.

    Já não há clubes de vídeo perto de onde moro, de maneira que, quando quero alugar vídeos, recorro ao site da Cineteka. É excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dois actores de que gosto mas esperava mais de Matthew. Mas o Oscar também fica bem nas suas mãos, apesar de achar que ficava melhor noutra casa :)

      Eliminar
  8. Ainda não vi o Clube de Dallas, mas vi O Lobo de Wall Street e concordo contigo. Para mim o DiCaprio tinha ganho o Óscar, a sua interpretação é brilhante!

    ResponderEliminar