12.6.14

eu e as compras

Antigamente raramente pensava durante as compras de roupa. Com isto não quero dizer que era um comprador compulsivo e que comprava tudo o que me aparecia à frente. Simplesmente, quando gostava de algo e tinha dinheiro, comprava. E, numa altura em que as preocupações financeiras eram outras, tinha por hábito comprar roupa com frequência. Agora, sou completamente diferente. Mesmo quando gosto muito de algo e quando estou desafogado financeiramente, dou por mim a pensar na utilidade da peça ou acessório. E por mais que goste e por melhor que seja o preço, "raramente" compro. Pareço um dos tubarões do Lago dos Tubarões. Começo automaticamente a fazer contas ao dinheiro e ao que podia fazer com essa quantia monetária e concluo se é ou não um bom investimento.

O lado positivo disto é que nunca me arrependo de não ter comprado. Posso falar disso uma vez ou outra, mas não fico triste. Recentemente tive com dois pares de ténis nas mãos. Que num passado mais ou menos distante tinha comprado sem hesitar. Deste vez, não comprei nenhum. E os preços até eram acessíveis. Ando há dois anos a dizer que vou comprar uma camisola oficial dos Chicago Bulls ou dos Lakers. Já experimentei ambas. Quando olho para o preço, desisto sempre. E ainda não sei se é desta que a compro. Acho que a carteira agradece esta nova faceta.

2 comentários: