16.7.14

estás cada vez mais bonita e atraente. ou será o álcool a falar?

Quem, em alguma ocasião, já bebeu um pouco mais do que a sua conta, terá certamente constatado que o mundo ficou mais bonito e atraente nesse momento. E não é algo exclusivo da noite. Isto acontece em qualquer festa, até num churrasco de fim-de-semana, que seja regado a álcool. No caso delas, eles ficam mais giros, mesmo aqueles que não eram nada de especial. No caso deles, elas ficam ainda mais bonitas e muito mais atraentes, mesmo aquelas que não eram nada de especial. Isto não é necessariamente verdade. O que é verdade é que é mesmo o álcool que assume o comando nestes momentos, tornando as pessoas mais bonitas.

Trata-se de um fenómeno reconhecido como Beer Goggles, ou seja, óculos de cerveja. De acordo com um estudo levado a cabo pela Universidade de Glasgow, na Escócia, após a ingestão de uma certa quantidade de álcool, homens e mulheres podem achar pessoas do sexo oposto 25% mais atraentes. Um outro estudo, este realizado em Bristol, Inglaterra, revela que depois de consumir 700 ml de cerveja, bastam 15 minutos para que as pessoas passem a ser 10% mais bonitas. Ou seja, homens e mulheres confessam que acham os outros mais atraentes depois da ingestão de álcool.

Ainda num outro estudo, da Universidade de Leicester, investigadores quiseram perceber se o álcool afectava o julgamento moral dos adultos. Para isso, mostraram fotos de crianças de dez anos mas nenhum adulto revelou interesse nas mesmas nem achou que fossem atraentes. Mas, quando passaram a ver fotos de adultos, assumiram que estavam “mais bonitos”, independentemente do sexo. Isto prova que o álcool afecta a percepção da beleza de cada pessoa mas não interfere com a capacidade de julgamento associada à percepção da idade.

Para resumir, é tudo uma questão de simetria pois os adultos tendem a achar que as pessoas são mais bonitas quando têm rostos simétricos. E o consumo de álcool dificulta a percepção da assimetria dos rostos. Quando esta percepção é menor, a beleza é maior. Além disso, a libido aumenta ao mesmo tempo que a inibição diminui. E é por tudo isto que tantas pessoas se envolvem com outras com quem juraram nunca se envolver numa situação onde não existe consumo de álcool.

6 comentários:

  1. :) No meu caso só fico especialmente cola com o meu marido.
    Se influencia o meu julgamento quanto à beleza alheia... não faço a mais pequena ideia!
    Mas pelos vistos: após ingestão de determinadas quantidades de álcool quem feio é bonito lhe parece.
    As coisas que uma pessoa aprende por cá. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei piada ao facto de 700 ml de cerveja e 15 minutos transformarem alguém numa pessoa 10% mais bela. E gostei de perceber aquilo da simetria dos rostos :)

      Eliminar
  2. A mim, que não percebo nada de assuntos de álcool, disseram-me que altera os horários de sono e, em certas ocasiões, adormece a consciência. Quanto a facilitar a beleza alheia, terei que tentar estudar o assunto - perguntando claro - para ter uma perspectiva científica, até porque não percebo nada disso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma brincar-se com o facto da beleza ficar alterada com o álcool. Gostei de perceber como é que isso acontece ;)

      Eliminar
  3. Correcto e afirmativo! (e mais não digo!) ahahahah

    ResponderEliminar
  4. "E é por tudo isto que tantas pessoas se envolvem com outras com quem juraram nunca se envolver numa situação onde não existe consumo de álcool." - vi isto acontecer algumas vezes, mas há uma que se destaca. Dois colegas do meu tempo de secundário que se picavam mutuamente, ele até dizia que não a suportava. Na noite de aniversário de uma colega, acabaram por se enrolar xD

    ResponderEliminar