6.9.14

és o elo mais forte

“Você é o elo mais fraco. Adeus!” é uma expressão que caracteriza um programa de televisão que também teve uma versão portuguesa. Hoje, quero pegar nessa frase e dar-lhe uma mudança radical. Hoje, quero dizer algo completamente diferente. Hoje, quero gritar algo muito melhor. “Tu és o elo mais forte. Parabéns. Amo-te muito”, é o que quero gritar ao mundo para assinalar o aniversário do meu pai, o elo mais forte da família.

Assumir que o meu pai é o elo mais forte não quer dizer que seja mais forte do que a minha mãe. Nem sequer quer dizer que amo mais o meu pai do que amo a minha mãe. É impossível amar um mais do que o outro tal como é impossível que alguém no mundo sinta um amor mais forte e intenso do que aquele que sinto por ambos. Quer apenas dizer que o meu pai é o homem do leme da nossa família. O homem que tem equilibrado a família num momento particularmente complicado para nós.

Com o passar dos anos crescemos e as coisas mudam. Eu e a minha irmã deixámos de ser crianças e as coisas seguiram o seu rumo natural. Ela apaixonou-se, foi mãe e tem a sua vida na sua casa. Nessa altura, os meus pais ficaram comigo, o filho mais novo. Anos mais tarde foi a minha vez de abandonar o ninho. Nessa altura, a companhia dos meus pais passou a ser o nosso Óscar, que infelizmente já partiu, que muito os animava. É certo que ambos vivemos a poucos quilómetros de distância e estamos juntos com frequência mas não vivemos lá em casa, o que faz toda a diferença.

Sobretudo nesta altura em que a minha mãe trava uma importante luta. É o meu pai que está 24 horas por dia ao seu lado. É o meu pai que faz o barco andar. É ele quem rema. É ele quem carrega o peso de todos nós. E faz tudo isto com uma perfeição como nunca vi. Com uma força inigualável. Sem nunca revelar sinal de fraqueza ou cansaço, o que seria perfeitamente normal. E hoje é o seu dia.

Hoje é o dia de celebrar isto e muito mais. É dia de encher de mimos um homem que bem os merece. O homem mais interessante que este mundo já conheceu. A minha grande inspiração masculina. Um dos meus pilares. E alguém que tento imitar a cada passo que dou. Se um dia for metade do que és já serei feliz. Parabéns Pai! Amo-te muito Anhuca. Let´s party!

10 comentários:

  1. Parabens ao pai e muita força para a mãe .
    Vivam os pais!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a ti e a ele!
    Sem dúvida que faz toda a diferença ter alguém assim ao lado da tua mãe quando ela mais precisa - felizmente a minha mãe também teve no meu pai O grande apoio e incentivo. É metade da cura!
    Bjs e um dia feliz para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É indispensável ter alguém para todos os momentos. Como dizes, e bem, é meio caminho andado para a cura e para não cair.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  3. Parabéns ao pai! :)
    Lá em casa se a minha mãe faltar o barco afunda! Ainda bem que ainda existem homens assim como o teu pai que pegam no leme! :)))

    ResponderEliminar