17.11.14

ódios e a minha pilinha é maior do que a tua

Já tinha o blogue há alguns meses quando integrei o mesmo no sitemeter, algo que me permitia comparar os dados do próprio blogger com os deste site que providencia estatísticas de modo gratuito. Que por sua vez é igualmente o fornecedor de estatísticas do blogómetro, que disponibiliza uma listagem diária dos blogues mais visitados em Portugal, sendo que apenas são contabilizados aqueles que têm sitemeter e que estão na base do blogómetro.

Na última mudança de imagem do blogue apaguei praticamente tudo o quer dizia respeito ao design do mesmo. Nesta limpeza acabei por apagar a aplicação onde tinha o sitemeter. Ainda tentei recolocar mas acabou por dar erro e desisti de ter o blogue associado ao sitemeter, o que por sua vez invalida que seja contabilizado no blogómetro, onde estava inscrito desde o momento em que passei a ter sitemeter. E foi a melhor decisão que tomei.

Para mim, listagens com “os mais” do que quer que seja servem apenas para ter dados estatísticos. Permitem-me descobrir os álbuns mais comprados, as músicas mais ouvidas, os livros mais vendidos, os programas mais vistos e por aí fora. Porém, quando o tema é a blogosfera, as listagens onde constam os mais lidos carregam consigo uma excessiva e desnecessária dose de ódio. Quanto melhor cotado, mais odiado. Quase que é visto como um alvo a abater. Existe uma necessidade de provar que não é tão bom como os números revelam.

Por outro lado, existe uma guerra. Daquelas ao estilo de a minha pilinha é maior do que a tua. O objectivo é escalar cada vez mais. Hoje ganha-se a este e mete-se a língua de fora. Amanhã ganha-se ao outro e diz-se “toma, toma” e assim sucessivamente. Quando se perde – como se aquela tabela tivesse por objectivo uma competição que dá um prémio ao primeiro – procuram-se desculpas para justificar o insucesso e, mais uma vez, ataca-se quem está nos lugares cimeiros onde não se consegue chegar.

Como referi, para mim não passam de números e estatísticas. A qualidade, que é sempre subjectiva, não passa pelos números. Passa pelo trabalho que é feito, neste caso específico em blogues. E os primeiros não têm de ser os melhores para todos. São apenas os mais visitados. Depois, existem aqueles que defendem que a escalada na tabela significa que mais facilmente se atraem marcas que querem fazer publicidade, o que pode gerar um encaixe financeiro extra.

Mais uma vez, considero que esta forma de pensar está errada. Porque não é um lugar cimeiro que vai atrair marcas ou o que quer que seja. É a qualidade do que é feito. Porque os números não bastam. Tem de existir uma identificação. E para perceber isso basta dar uma vista de olhos nas mais diferentes publicações que temos no mercado. E facilmente se percebe que aquelas que mais vendem não são necessariamente as que tem as melhores publicidades. Porque essas dependem sempre dos conteúdos e também do público que consome a publicação.

Aquilo que é bom, seja em que área for, não necessita de uma tabela para o provar. A melhor publicidade é a que passa de boca em boca. As tabelas podem fazer chegar um pouco mais longe mas nunca vão ser o principal factor de destaque do que quer que seja. E é pena que no caso dos blogues sirva sobretudo para gerar ódios sem sentido e dar início a guerras em que se comparam tamanhos de pilinhas.

22 comentários:

  1. Concordo plenamente. Há já alguns tempos que retirei o sitemeter. Eu sou das que acha que o dia que o blog me der dor de cabeça... é o dia em que, muito provavelmente, deixará de fazer sentido. Mas, o meu objectivo, ao contrário de outro, não é fazer disto vida ou projecção ou raio que o valha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais anos que viva nunca irei compreender o ódio que uma coisa como um blogue consegue gerar em alguém. As vidas têm de ser muito vazias para que uma coisa como um blogue tenha tanto impacto na existência de alguém.

      Eliminar
  2. O teu melhor post. Tocaste num ponto bastante importante. Já cansa ver as figuras tristes dos gestores dos blogs mais "badalados" da blogosfera. Chega a dar pena o tom de desespero com que publicam parvoíces atrás de parvoíces, tudo para se manterem no top 10.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é uma critica ao top 10, ao top 20 ou ao topo 100. É um modo de pensar. Noto que estar no top leva a que se seja odiado por terceiros que acham que são superiores e/ou melhores do que os autores dos blogues do top. As pessoas escrevem o que querem. Lê quem quer. Gosta quem quer. Agora, daí a odiar e perder tempo com isso vai uma distância que não percebo e espero nunca perceber.

      Eliminar
  3. Para mim o blogue serve para eu escrever o que me vai na alma...não escrevo preocupado com ter 500000000000000000 leitores...por um apenas, já valeu a pena...e para além disso permite-me escrever pensamentos, rubricas, simples frases, que em vez de ficarem só para mim, vão para a bloosfera...mas nunca preocupado com rankings...ou com quem os lê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as pessoas deviam pensar o mesmo. Quando se começa a escrever aquilo que se deseja que os outros leiam ou com os rankings está tudo estragado. Perde-se a essência do autor.

      Eliminar
  4. És capaz de ter razão. Estou um bocado alheada dessas guerras de que falas. O Caco ainda é pequenino e, vendo bem, gosto dele assim. Caseirinho. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, por maior que seja (e tem tudo para o ser) que continue sempre pequenino para ti. Que esse modo de pensar nunca mude. Porque é isso que faz a diferença.

      Eliminar
    2. Bolas, só agora é que vi este elogio! Obrigada, Homem sem Blogue. Até corei! :-)

      Eliminar
    3. Não tens de agradecer nada. É sincero :)

      Eliminar
  5. Infelizmente há muita gente que dá muito valor a coisas sem valor nenhum. Concordo com a tua maneira de pensar. E esses ódios gratuitos... é melhor nem comentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas valorizam os acessórios e ignoram o que realmente importa.

      Eliminar
  6. Pipocante Azevedo Delirante17 de novembro de 2014 às 17:25

    Vamos ser honestos:
    quem publica textos num blog quer reconhecimento público. Afagos no ego, assim queiram chamar. Quantas mais visualizações, melhor. Comentários, elogios, é sempre a somar. Por isso sim, o tamanho importa.
    Depois há o negócio. Hoje há quem faça, directa ou indirectamente, vida com isto dos blogs. O mercado, esse, é pequeno. Por isso... convém estar lá em cima, seja como for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer reconhecimento? Uma coisa implica a outra? Não vejo as coisas dessa forma. Todas as pessoas que têm um blogue desejam fazer um negócio do mesmo? Nesse caso, o que desejam as pessoas que, como tu, comentam blogues? Procuram aceitação? Querem destacar-se através de um ponto de vista? Acho que isto não é matemática.

      Há quem deseje ter um negócio, há quem sonhe ser lido e há quem escreva porque sim, sem pensar naquilo que consideras um negócio. O problema é que existem muitas pessoas a achar que tudo sabem sobre os outros e com certezas que não passam de dúvidas.

      Como dizes, há quem queira estar lá em cima. Tal como há quem deseje que os de cima caiam. Mas, e é apenas a minha opinião, não é matemática. Há quem queira apenas escrever e que não tenha grandes ambições. Mas muitas pessoas acham que isto não é possível. E com isto entra-se mais uma vez no domínio da forma como as pessoas encaram a vida. Sobretudo, a sua.

      Eliminar
    2. Pipocante Azevedo Delirante17 de novembro de 2014 às 20:37

      São duas coisas diferentes.
      Há quem o faça pelo reconhecimento, há quem o faça pelo negócio. No caso do negócio, há que proteger a marca, e mandar as restantes abaixo, pois como referi o mercado é pequeno.
      No caso do reconhecimento; sim, as pessoas procuram aceitação. Não me venham com essa coisa de que gostam de escrever, se gostam de escrever, escrevem, e arrumam na gaveta. Quem publica quer ver a sua obra reconhecida, e isso nem pode ter nada a ver com retorno financeiro, do mesmo modo que um realizador quer ver o seu filme receber boas críticas, mesmo que não fique milionário. E quem comenta sim, quer participar nos debates, quer dar opinião, quer receber feedback. Natural.

      Eliminar
    3. Lá está. Há quem o faça por mil e uma razões. E nem toda a gente quer fazer do blogue um negócio. Por mais que isto custe a muitas pessoas. Se te disser que não criei o meu blogue a pensar no negócio e que já declinei propostas aliciantes e interessantes não sei se irás acreditar. E aposto que existem muitas pessoas que vão jurar a pés juntos que estou a mentir.

      Quem escreve gosta de ser lido. Mas isso acontece num blogue como acontece na página pessoal do facebook em que todos gostam de ter gostos e comentários de amigos. Isto é uma coisa. Outra é assumir que isto é o desejo de fazer negócio.

      Tal como não posso comparar todas as pessoas que escrevem blogues e todas as que comentam. Porque nem todos são movidos pelas mesmas coisas. E aqui, quer se queira aceitar ou prefira ignorar, destaca-se o que a pessoa é. E aquilo que move a sua vida.

      Eliminar
  7. Grande post.
    Eu tenho um blog porque gosto, porque me apetece escrever banalidades, porque gosto de partilhar coisas minhas, porque gosto de partilhar coisas dos outros.
    Os números não me dizem nada.
    Quando me lembro de ver as estatísticas do meu blog, rio-me porque tanto vai lá cima, ao topo, como fica muito cá em baixo (como hoje), mas isso não me incomoda.
    É o meu cantinho, tenho bloggers fieis, desde há anos, e isso é o que me faz continuar com ele vivo.
    E porque adoro este mundo.
    Beijinho




    E é lá que também te tenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho bem que não te diga nada. Já recebi diversos emails a perguntar a razão do "sucesso" - seja o que isso for - do blogue. Os meus conselhos são sempre os mesmos. Escrevam sobre o que gostam e mantenham-se fiéis ao que são. Não escrevam a pensar no que os outros querem ler ou no que está na moda. Depois, acontecerá o que tiver de acontecer.

      Beijos

      Eliminar
  8. Concordo plenamente contigo. O mundo dos blogues está carregado de competição desnecessária. Nem todos os autores de blogues procuram a mesma coisa e mais uma vez...há lugar para todos. Isto do "o meu blogue tem mais xxx visualizações do que o teu"...é muito mau. Já não bastava o ódio que alguns que não têm blogue vêm destilar contra os blogs e os bloguers, se os próprios bloguers lutam entre sí...é triste.
    Com ou sem sitemeter, o teu blogue terá sempre leitores, a tua escrita é o que nos chama aqui, não o teu número de visualizações.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que sinto pena de quem transforma blogues em ódios pessoais. E que transformam esse ódio numa guerra de pilinhas. É algo que nunca irei perceber.

      Eliminar
  9. Concordo plenamente contigo, é uma "guerra" parva e sem sentido.
    Eu cá leio e comento os blogues que gosto, tenham eles 10 seguidores ou 10000...

    ResponderEliminar