5.6.15

virar o bico ao prego

A imagem de Jorge Jesus foi “apagada” da foto que assinala a conquista do 34 campeonato do Benfica. Além disso, o ainda treinador do Benfica foi impedido de entrar no Centro de Estágios do Seixal. Os seus pertences foram arrumados por funcionários do clube e entregues à sua mulher, a pessoa que recebeu os funcionários dos encarnados, na sua casa. Estas situações levam algumas pessoas a ver Jorge Jesus como um coitadinho, como uma vítima no meio de tudo isto. Pessoalmente considero que isto é virar o bico ao prego. Porque não existem vítimas nem coitadinhos nesta história. Muito menos Jorge Jesus.

E não tenho esta opinião com base na mudança de Jorge Jesus para um clube rival. Considero que isso é mais do que normal e só espanta adeptos em Portugal porque é algo mais ou menos comum na grande maioria dos campeonatos europeus. Os meus argumentos são outros. Jorge Jesus tinha agendado um jantar com aquele que ainda é o seu presidente. Não aparece. Não atende um único telefonema da sua entidade patronal ao longo do dia. E decide, às duas da madrugada, enviar uma mensagem a informar que vai para o Sporting.

A maneira como tudo isto se processou, com o treinador a esconder aquilo que pretendia fazer e que tem toda a legitimidade para fazer, faz com Jorge Jesus, não ignorando ou esquecendo as suas conquistas, passe a ser uma persona non grata no Seixal e na Luz. E isto também é normal. Por isso, não me choca que a sua imagem seja retirada da loja oficial do clube tal como acho legítimo, até porque já assinou contrato com o seu novo clube, que seja proibido de entrar nas instalações do seu antigo clube. São tudo situações normais. E que eram evitadas com algo tão simples como ter coragem de falar cara a cara.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que isso está provado em diversas etapas de todo este processo.

      Eliminar
  2. Concordo com a proibição à entrada do Centro de Estágio, até porque, como bem dizes, se já assinou por outros, essa deixa de ser a sua casa.
    Discordo completamente da remoção da sua imagem na foto da conquista do 34º Campeonato. Porquê? Porque ele foi o principal responsável, por esse titulo que, ainda mais, foi o retornar de um Bicampeonato ao fim de 3 décadas sem experimentarem tal coisa.
    Mas eu não pesco nada disto mesmo, por isso... Abstenho-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de ser o principal responsável leva a uma grande discussão: Ganha sozinho? Ganhava com outros jogadores? Ganhava com outras condições? Quando desceu de divisão desceu porque não tinha qualidade? Por outros motivos? Acho injusto atribuir uma conquista global a apenas uma pessoa, o rosto mais visível. Seja com Jorge Jesus ou com outro treinador qualquer.

      Quanto à imagem. Refiro-me à imagem da Megastore, pois foi aí que ele foi apagado. E acho que é uma reacção humana sem qualquer problema e sem a importância que lhe querem dar. Aquilo não é o museu do Benfica, é uma loja oficial e nada mais. Nesse sentido, acho normal que seja retirado como acho normal que retirem todos os produtos onde apareça.

      Se falarmos de imagens do museu, isso é outra história que já condeno. As pessoas que criticam façam uma visita ao museu do Barcelona e procurem uma fotografia que seja ou uma referência a Luís Figo que foi capitão de equipa. Tal como a UEFA apagou uma imagem de Zinedine Zidane. Isto sim é mais polémico. Mas será aceitável para uns e condenável para outros. Quanto a JJ, recordo que é uma imagem da Megastore pois ele não será apagado da história.

      Eliminar
    2. Eu não disse que ganhou sozinho.... mas sim, já que tocas nisso, duvido que o benfica este ano tivesse sido bicampeão se o JJ tem saido na época passada, como tanto se pensou que o faria. Por isso, mantenho as minhas palavras... Não foi o único, mas foi o principal,

      Seja a imagem da Megastore, do Museu, do fundo da rua, acho de uma falta de respeito tremenda. É a minha opinião e vale o que vale.
      E atenção... eu não estou a dizer que a foto tem que permanecer intacta, para sempre no mesmo sitio, mas este ano, pelo menos, e se - vou então pegar no teu ponto - JJ fez parte deste bicampeonato como todos os outros presentes na foto, acho mal que o tenham apagado.

      É quase como eu agora ir pegar nas fotos todas que tenho com o meu ex, usar um photoshopzinho, apaga-lo e por la outra pessoa... POR EXEMPLO! Entendes? O JJ faz parte desse episodio. Quer gostem disso (agora) ou não.

      Eliminar
    3. Foi o principal mas não ganhou sozinho. Tal como foi o principal responsável dos dois títulos que o Benfica perdeu para o Porto de Vítor Pereira, perdendo vantagens confortáveis. Tal como foi o principal responsável de não ganhar uma Liga Europa e mais uma Taça de Portugal. Mantenho a opinião de que é um treinador muito bom mas não é a última bolacha do pacote.

      E acho curioso que vários jogadores do Sporting tenham falado bem de Marco Silva e se tenham despedido do treinador e nem um (até ao momento) tenha feito o mesmo em relação ao Jorge Jesus. Aliás, os que falaram fizeram-no noutro sentido. E também acho curioso que um homem prefira o projecto do Belenenses do que trabalhar com o amigo no Sporting. Acho curioso que diversos profissionais recusem trabalhar com JJ neste projecto e diversos jogadores também recusem trabalhar com JJ. São dados curiosos. Mas só o tempo (e sobretudo os resultados) vão mostrar o sucesso desta arriscada aposta.

      Em relação à foto (não acho correcto mas não me choca. Chocava-me mais se fosse no Museu) ouvi dizer ontem que aquilo está numa zona onde os adeptos tiram fotos com o plantel e que as pessoas recusavam tirar fotos por causa do JJ. Como aquilo são imagens individuais foi retirada a imagem do treinador.

      Quantas pessoas rasgam parte de fotos onde estão pessoas de que não gostam? Ninguém diz que não faz parte. Mas fazer parte não significa que tenha de estar publicitado em todo o lado. O Sporting ganha a Taça e o BDC quase que "apaga" o treinador dos festejos. Andava lá pelo meio dos jogadores quando deveria estar perto da taça.

      Eliminar
  3. Sempre defendi que JJ era o treinador certo para o Benfica quando todos falavam mal, se acho mal as suas atitudes, sim, acho mal o que fizeram com ele, não, pois como disses ele assinou por outro clube sem dar a cara ao presidente do seu clube. Desejo-lhe a maior das sortes no Sporting, mas quero ver como será a sua relação com Bruno de Carvalho, e se terá um orçamento igual ao do Benfica para ir buscar tanto jogador sul americano, e de qualidade, o qual acontecia no Benfica. Boa sorte JJ e que o Benfica seja novamente campeão sem a sua presença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JJ é um treinador muito bom. Disso não há dúvidas. Mas se tem saído há dois anos ninguém se importava nem havia este alarido. E não podemos esquecer que utilizou o argumento "o Porto quer que vá para lá" para triplicar o seu ordenado. Ou seja, tem mérito, qualidades e defeitos. É por isso que não aceito a ideia de que o Benfica perdeu o melhor treinador do mundo e que agora vai ser o descalabro total.

      Acho que, tendo em conta o que Vieira fez por si, ficava bem dizer que ia para o Sporting. Quanto ao Sporting, representa (pelo menos no reinado de Jesus no Benfica) o inverso do Benfica. Um clube que aposta na academia porque não tem dinheiro para grandes gastos. E esta não é a forma de JJ trabalhar. Ele não aproveita a formação. Prefere jogadores feitos e os jovens têm de ser escolhidos por ele e vindos sempre do estrangeiro. Vamos ver, meramente a título de curiosidade, até onde vai a torneira do Sporting.

      De resto, é como dizes, que seja muito feliz e que perca todos os jogos contra o Benfica.

      Eliminar
  4. Isso demonstra uma falta de respeito de ambas as partes, tremenda, para além disso, vir lavar roupa suja em praça pública, é muito triste. Se foi ou não comer com o outro, se disse por sms, por skype, ou por viber, ninguém tem nada com isso. De facto é horrível ser-se conhecido, cai tudo em cima.
    Como diz a minha mãe, não podem dar um peido que é logo notícia no jornal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São revelados detalhes profissionais e isso não me choca. E são dados que dizem muito sobre as pessoas.

      Eliminar