18.11.15

fico baralhado...

Existem dias em que as notícias na televisão me deixam confuso e baralhado. Não têm de ser necessariamente as notícias mas o alinhamento das mesmas. Por exemplo, estava a ver um serviço noticioso onde uma notícia era sobre a fábrica da Triumph que está à venda. Dizia-se que a marca pretende encerrar a produção em Portugal passando a produzir apenas na Ásia onde a mão de obra é mais barata. A peça conta com uma reportagem onde as funcionárias revelam a sua indignação. A notícia seguinte é sobre uma nova marca de telemóveis portuguesa. E o jornalista dá destaque ao facto de que apesar de ser uma marca nacional os aparelhos estão a ser produzidos na China. Pelo simples motivo de que é mais barato.

Noutro serviço noticioso. As notícias são sobre antibióticos. A primeira é sobre as pessoas que usam e abusam de antibióticos para curar coisas para as quais os antibióticos não servem, como por exemplo infecções motivadas por vírus. Dá-se destaque a este dado. A notícia seguinte é a de que cada vez menos portugueses tomam antibióticos.

No último caso dou o braço a torcer. Primeiro a alarme das 25 mil pessoas que ainda morrem anualmente devido à ignorância em relação ao antibióticos. Depois o facto de que os portugueses estão mais educados neste sentido. Se bem que ainda existe uma terceira notícia dedicada às crianças que ainda tomam muitos antibióticos. Mas aqui ainda consigo encontrar alguma lógica. No primeiro caso já não encontro sentido no alinhamento das notícias. Primeiro a crítica aos que pretendem fechar uma fábrica em Portugal para que a produção seja feita na Ásia, onde é mais barato. Depois, os portugueses que recorrem à China porque é mais barato. Fico baralhado...

2 comentários: