9.12.15

como terminas as tuas mensagens de telemóvel?

Todas as pessoas têm as suas manias. Ou pancas, que é capaz de ser melhor. Não fujo à regra e tenho algumas. Por exemplo, não gosto de dizer adeus, sobretudo a pessoas que me são mais próximas. Digo até já, até logo e por aí fora mas raramente digo adeus a alguém. Além de ser assim nas despedidas, tenho também uma especificidade noutro domínio.

No que às mensagens escritas diz respeito não gosto de usar ponto final. Mais uma vez, sobretudo quando estou a dirigir-me a pessoas que me são mais próximas. Por norma as minhas mensagens terminam sempre com a última letra da última palavra que escrevi. Por exemplo, acabei de rever as mensagens de telemóvel que troquei com a minha mulher e não encontro um ponto final em nenhuma delas. E parece que esta minha maluqueira até tem razão de ser.

De acordo com cientistas norte-americanos utilizar um ponto final em mensagens de texto altera o tom daquilo que foi escrito. E o pequeno ponto no final do texto faz com que o receptor considere as mensagens menos sinceras. Por exemplo, é utilizado o exemplo de convidar alguém para beber um café. A resposta não deverá ser “sim.” mas apenas “sim”. Os inquiridos neste estudo, que será publicado em Fevereiro do próximo anos, consideraram que a sinceridade é menor quando existe um ponto final. Mas este detalhe apenas se aplica a mensagens de telemóvel ou trocadas através de um computador. Mensagens escritas à mão não perdem sinceridade com o ponto final.

Concluindo, poucas são as pessoas que me vão acusar de não ser sincero porque raramente vão encontrar uma mensagem minha que tenha o ponto final. Muito menos quando são pessoas próximas que me convidam para algo. Curiosamente, e apesar de não ser fã do ponto, não ligo a quem me responde com o ponto final. Nunca avalio a veracidade da mensagem pela pontuação mas pelo conteúdo da mesma.

10 comentários:

  1. Agora fui cuscar as minhas sms's e raramente uso o ponto final. Termino quase sempre com um smile ou emoji.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que tenho tendência a acabar com um ponto final ou reticências... os beijos estão a ficar para trás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei explicar porquê mas nunca fui de usar ponto final.

      Eliminar
    2. Eu uso , porque detesto os emotions, emoji ou lá o raio que parta os bonecos

      Eliminar
    3. Eu quando não os uso termino as mensagens com a última letra da última palavra.

      Eliminar
  3. Normalmente, uso sinais de pontuação. Tenho aversão a mensagens que recebo sem vírgulas, pontos de exclamação ou de interrogação... Demoro mais tempo a compreendê-las! Eu sei o porquê de tal aversão: sou professora e passo o dia a relembrar às crianças a importância dos ditos sinais.

    ResponderEliminar
  4. Eu cá escrevo com tudo a que tem direito.

    ResponderEliminar