3.12.15

os 400 milhões da polémica

Já perdi conta às teorias mirabolantes desde que foi dado como oficial o contrato histórico (para o futebol português) assinado entre o Benfica e a Nos, que permite ao clube português receber, em média, 40 milhões de euros por ano durante três anos. Contrato que pode chegar aos dez anos e aos 400 milhões de euros e que diz respeito à venda dos direitos televisivos dos jogos dos encarnados pois o Benfica, ao contrário do que acontece com Porto e Sporting, detém os seus direitos televisivos.

Já encontrei adeptos de outros clubes a tentar persuadir aqueles que defendem as mesmas cores a realizarem um boicote à Nos. Pessoas que acham que nenhum sportinguista ou portista deve ter contrato com a Nos apenas porque a operadora assinou um contrato histórico e milionário com um clube rival. Já encontrei adeptos que tentam esmiuçar cada um dos cêntimos do contrato assinado com a esperança de diminuir o Benfica. Já encontrei pessoas que entendem que é um contrato vergonhoso para a realidade nacional. Já encontrei de tudo um pouco.

Isto faz-me recordar o momento em que o Benfica assinou contrato com a Fly Emirates que tem o seu logo estampado nas camisolas do clube. Também nessa altura se tentou diminuir o clube. Também nessa altura se falou mal do Benfica apenas porque conseguiu um contrato bastante vantajoso com a companhia aérea que está ligada a alguns dos maiores clubes europeus. Também nessa altura muitas pessoas tentaram esmiuçar o contrato assinado.

E tudo isto é apenas mais um reflexo da forma como muitas pessoas funcionam em Portugal. As pessoas não querem o melhor para si. O objectivo é outro. Aquilo que desejam é que os outros não sejam melhores. Ou seja, não vão lutar para ter isto ou aquilo. Vão ficar sentados à espera que os outros se espalhem ao comprido. E isto basta. Para quê perder tempo com a sua realidade quando se pode antes perder tempo com a tentar desmontar a realidade dos outros. Infelizmente este ainda é um modo de pensar bastante popular em Portugal.

Voltando ao futebol o motivo de toda esta polémica. Caso fosse adepto do Sporting ou do Porto não estava minimamente preocupado por ver a Fly Emirates na camisola do Benfica. A minha preocupação seria o motivo pelo qual não foi possível encontrar um patrocinador para a camisola, até pelo encaixe financeiro que isso representa todas as épocas. E se fosse adepto do Porto estaria preocupado pelo facto de os dirigentes do meu clube usarem o Benfica como margem negocial. Se o Benfica ganha X, nós queremos 80% desse valor (para quem não sabe é assim que está feito o contrato do Porto com a Olivedesportos).

Se fosse adepto do Sporting ou do Porto não estaria minimamente preocupado com os 40 milhões que o Benfica irá receber por ano da Nos. Estaria sim, no caso do Sporting, preocupado com os míseros 15 milhões que o clube recebe por ano da Olivedesportos. Ou, no caso do Porto, com os pouco mais de 16 milhões por ano. Não é o Benfica que ganha muito mas os outros clubes é que ganham muito pouco. E já comentei isto com amigos de outros clubes. Os clubes portugueses (refiro-me aos três grandes) não podem estar presos à Olivedesportos a troco de tostões (por exemplo, em Inglaterra o clube que menos recebeu foi o Queens Park Rangers que arrecadou 88,3 milhões de euros por um ano de direitos televisivos).

Estes 400 milhões e o burburinho em torno do negócio é apenas um excelente exemplo da mentalidade que ainda está muito vincada em algumas pessoas. Se eles têm 400 milhões nós vamos tentar desmontar toda essa realidade. Não vamos tentar ter 401 milhões. Não vamos pensar em formas de o conseguir. Vamos antes falar mal de quem os tem e ficar à espera que tropecem e se espalhem ao comprido para que seja possível soltar uma gargalhada. Enquanto isso acontece ignoramos a nossa realidade. E é pena que assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário