17.12.15

querem saber qual o soutien ideal? coloquem o telemóvel nas mamas

Para começar um facto. Apenas uma em cada dez mulheres veste o tamanho certo de soutien. Esta é a realidade. E este dado faz com que o mercado em torno desta temática seja bastante apetecível. E nos dias que correm tinha de existir uma aplicação móvel que garante ajudar as mulheres a lidar com este problema. Ou seja, a ajudar as mulheres a escolherem o tamanho adequado para o seu corpo.

ChiChi é o nome de uma aplicação japonesa que irá ser lançada no início do ano e que promete que as mulheres podem ficar a saber qual o soutien que devem vestir. E a utilização é muito simples. Basta que as mulheres coloquem o smartphone entre as mamas. De acordo com os criadores, a aplicação ChiChi (um dos nomes japoneses que servem para dizer mamas) utiliza a câmara e um sensor para detectar o tamanho das mamas da mulher. Explicam também que o objectivo desta aplicação é ajudar a acabar com o desconhecimento das mulheres em relação aos soutiens pois a esmagadora maioria das mulheres usa um soutien inadequado para o seu corpo.


A aplicação já foi criticada por um grupo feminista japonês que realça que se trata de uma aplicação criada por homens, que as mulheres vão ter de pagar para utilizar a mesma e que se trata de algo de que elas não necessitam. Acrescentando que as mulheres sabem se o soutien é bom ou não assim que o colocam no corpo. Por outro lado, e pelo que vi em alguns sites, existe muita descrença em relação ao correcto funcionamento da aplicação.

Não sei se a aplicação funciona. E não nego que olho para a foto ilustrativa e dá-me vontade de rir. Mas até era bom que funcionasse. Talvez fosse uma forma discreta, porque ninguém tem de saber que a mulher o está a fazer, de ajudar a resolver um problema. Já não concordo é com os argumentos do grupo feminista. A começar pelo facto de ser algo criado por homens. Como se os homens não pudessem criar coisas úteis para as mulheres e vice-versa.

E também discordo quando dizem que todas as mulheres sabem qual o tamanho certo. Porque existem diversos estudos que comprovam o contrário. As mulheres pensam que sabem mas na maioria das vezes estão a usar um tamanho errado acreditando ser o certo. E quando recorrem a um serviço especializado ficam a saber que andaram enganadas.

6 comentários:

  1. Eu ando a adiar o dia em que vou ser confrontada com o meu tamanho certo, verdade seja dita que só uma marca e modelo me satisfaz mas não devia ser assim, embora tenha chegado a ter 120 soutiens como colecção no entanto, tenho a perfeito noção que o dito sai do sitio, portanto, ando mesmo a adiar, até porque são carotes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É giro porque quase todas as mulheres têm a certeza de que usam o adequado até ao momento em que vão a um serviço especializado e descobrem que não.

      Eliminar
  2. Numa coisa concordo totalmente contigo, muitas mulheres não usam o soutien adequado para o seu corpo. Agora a veracidade dessa aplicação, nisso não acredito.

    ResponderEliminar
  3. Já em tempos te dei um link de uma blogger que trabalhu numa loja de lingerie, em Lisboa, em que falava nesta coisa de as mulheres pensarem que vestiam os soutiens adequados ao seu peito.
    Eu acho que ainda não acertei, embora use uma marca que não é cara e que penso estar próxima do modelo certo.
    Beijinho

    ResponderEliminar