12.1.16

falta de educação ou regra para todos?



Jennifer Lawrence está a ser criticada devido à atitude que teve para com um jornalista durante uma conferência de Imprensa dos Globos de Ouro. Apesar de só ser possível observar a actriz fica evidente que o jornalista coloca a questão a Jennifer Lawrence sem olhar para a actriz. Prefere, em vez disso, ficar a olhar para o telemóvel. Algo que Jennifer Lawrence não gostou, repreendendo o jornalista em questão. Depois disto, o jornalista, que pediu desculpa pelo sucedido, colocou uma questão sobre os Oscares. Jennifer Lawrence brincou com a situação, dizendo que caso não olhasse para o telemóvel saberia que estava nos Globos de Ouro.

Isto gerou uma onda de críticas. Muitas pessoas estão a insurgir-se contra a actriz pela sua suposta falta de educação. Mas será que Jennifer Lawrence foi mal educada? Ou será que a falta de educação é do jornalista que coloca uma questão sem olhar para a pessoa. Independentemente do motivo que o leve a olhar para o telemóvel, naquele momento tem de olhar para a entrevistada. É o mínimo que pode fazer.

Critico muitos comportamentos de diferentes figuras públicas. Mas sou incapaz de criticar Jennifer Lawrence pelo que fez. Acredito que é um exemplo. E que mais pessoas deveriam fazer isto. E isto aplica-se ao domínio profissional tal como se aplica ao domínio pessoal. Quantas vezes estamos a falar com alguém que não tira os olhos do telemóvel? Perante este cenário o mal não está em quem critica (desde que o faça com educação) mas em quem vive preso ao telemóvel em momentos como aquele que foi protagonizado pelo jornalista.

(Mudo de opinião caso seja verdade que o jornalista era estrangeiro e tinha dificuldades em fazer a pergunta que desejava e que estava a ler a questão. Mas se for este o cenário era isso que deveria ter tido em vez de se começar a rir em duas ocasiões diferentes)

6 comentários:

  1. Achei que por esta altura esta "febre" já tivesse diminuído...mas ainda não... como em muita coisa que está além do meu controle...só interfiro onde e com quem posso, por exemplo as minhas filhas: Em minha casa quando se conversa os tlm não estão por perto, quando se está à mesa não há tlm e ao fim de semana quando saímos (para tomar um café, ou passear um pouco)os 4 ninguém leva tlm, como costumo dizer "também precisam de descanso!"...e nós também:) é uma dependência assustadora!

    Quanto à atitude da atriz não posso estar mais de acordo tanto com ela como contigo.

    jinhoooooossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este exemplo de Jennifer deveria ser uma regra. As pessoas deveriam reagir sempre assim quando as pessoas abusam dos telemóveis.

      Beijos

      Eliminar
  2. Na minha opinião a falta de educação vem da parte do jornalista.
    Acho que é das piores coisas que se podem fazer, estar a falar com alguem e a olhar para o telemovel.
    Para além de falta de interesse considero falta de educação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso o mesmo. Não desperdiças a oportunidade de fazer uma pergunta num evento daqueles (que é muito mais complexo do que as pessoas julgam) para ficar a olhar para o telemóvel enquanto a actriz olha para ti.

      Eliminar
  3. Também não acho que ela esteja a ser mal educada, mas é como todas as outras situações idênticas que já aqui colocaste, as pessoas têm de dizer mal, faz parte.

    ResponderEliminar