26.1.16

o diário a rum ou a vida de um jornalista

Existem filmes indicados para ver a dois. Existem filmes para fazer rir. Outros para fazer chorar. E ainda mais alguns para meter medo. Existem filmes para todos os gostos e para tudo e mais alguma coisa. E, para mim, O Diário a Rum é um filme que também merece ser colocado num determinado grupo. Mais especificamente no grupo dos jornalistas e profissionais da área da comunicação.

Não sendo um filme extraordinário, O Diário a Rum (2011) consegue ter aquela que considero ser uma das melhores prestações de Johnny Depp. Mas, e esquecendo o protagonista, considero que é daqueles filmes que todos os jornalistas deveriam ver. E o mesmo se aplica a quem tem o desejo de trabalhar na área. E digo isto porque qualquer pessoas que já tenha passado por uma redacção irá rever-se em diversos momentos do filme.

São as conversas do colega sobre os outros. São as conversas do colega sobre o local de trabalho. São as conversas sobre o chefe. É a conversa do chefe sobre aquilo que pretende para a publicação. É o jornalista que deseja fazer determinado trabalho mas que ouve o chefe dizer "esquece lá isso". São as ideias que, sendo boas, ficam na gaveta, porque vão mexer com algo que não é suposto mexer. São os palpites para o tempo que a publicação ainda dura. E qualquer um destes momentos (vários ou mesmo todos) vão ser familiares a qualquer jornalista. Tal como determinados jogos de interesses que se jogam nos bastidores.

À parte disto é um filme divertido e leve, com um bom elenco, que vai muito além de Johnny Depp. Tem uma fotografia de fazer inveja a muitos filmes e, como já tinha referido inicialmente, um bom desempenho do famoso pirata das caríbas. Por fim, e apenas como curiosidade, foi neste filme que Johnny Depp e Amber Heard, agora marido e mulher, se apaixonaram.

2 comentários:

  1. Mais valia ler o livro.. Ou qualquer um do Hunter S Thompson, imprescindível para qualquer jornalista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou ler o livro e ver o filme. A proximidade de Depp com Hunter merece que o filme seja visto.

      Eliminar