11.2.16

o outro lado...

No blogue já dei conta do meu apreço pele versão norte-americana de Shark Tank. Trata-se de um programa que está no grupo dos meus favoritos. É daqueles programas que até consigo rever vezes sem conta como se estivesse a ver o episódio pela primeira vez. Gosto das ideias que se apresentam. Das dicas que são dadas aos concorrentes. Acho que é uma espécie de escola para quem ambiciona vir a ter um negócio.

Apesar de olhar para Shark Tank como um programa de televisão não esqueço que os “tubarões” estão lá para ganhar dinheiro e que os empresários procuram igualmente ganhar dinheiro com os seus negócios. Não ignoro algumas histórias pessoais emocionantes mas elogio também a postura de Kevin (que já vi chorar) para quem os números são mais importantes do que a história. Para mim é uma reunião de negócios que está a ser gravada.

Ao longo dos programas já vi “tubarões” gastarem milhões em apenas um negócio como já os vi gastar centenas ou dezenas de milhares de dólares em negócios mais pequenos. Mas a história fica quase sempre por ali, pela tristeza de quem não fechou negócio ou pela alegria de quem conseguiu aquilo que tanto desejava. Tirando isto existem apenas os updates de algumas histórias de sucesso e um ou outro programa especial dedicado aos negócios de sucesso e aqueles que não foram fechados.

Mas agora está a ser exibido, igualmente na Sic Radical, Beyond the Tank, um programa centrado apenas naquilo que acontece após a assinatura (ou não do contrato). E considero que é tão bom como o próprio Shark Tank pois dá a conhecer os problemas de empresários que tiveram sucesso, que ainda têm ou cujos negócios estão em queda, mesmo com o apoio dos “tubarões”. E é possível aprender muito com este programa que dá a conhecer o envolvimento dos “tubarões” nos negócios em que investem.

Numa era de reality shows é bom ter a oportunidade de escolher ver programas com a qualidade destes. Só lamento, apesar de compreender perfeitamente, que a versão portuguesa nunca consiga ter a dimensão daquilo que se observa nos Estados Unidos. Para quem anda à procura de um bom programa para ver na televisão aconselho Beyond the Tank.

4 comentários:

  1. Que bom, já conhecia o Shark Tank e achava precisamente que lhe faltava essa componente. Às vezes mostravam alguns casos de sucesso nos episódios, mas nunca aprofundavam muito o desenvolvimento do negócio e como os pequenos empresários faziam crescer a empresa. Vou começar a ver o Beyond the Tank de certeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de Shark Tank vai adorar este formato que mostra o outro lado.

      Eliminar
  2. Partilho da mesma opinião relativamente à versão original.
    Compreendo que a versão portuguesa do programa não tenha a mesma dimensão pelos motivos que ficaram bem à vista. Nos EUA, a postura é de investidor e mentor, na portuguesa o que me pareceu é que houve o sentido de oportunismo, tentou-se "extorquir" parte dos empresários. Posso estar enganado, mas os tubarões portugueses nos EUA não conseguiriam fazer um único negócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As realidades são diferentes. O dinheiro que todos gastaram aqui ao longo do programa foi gasto pelo Robert num negócio. Nos EUA tudo é diferente, até a forma como alguns aspirantes a empresários de sucesso já estão aptos para lidar com os tubarões.

      Eliminar