13.4.16

a morte à distância de uns quantos murros

Li a notícia da morte de João Carvalho na sequência de um combate de Artes Marciais Mistas, conhecidas como MMA. Confesso que a notícia não me espantou. Porque, não sendo um grande fã deste desporto, já vi combates assustadores, com maior ou menor duração, onde se destaca uma violência brutal. Aliás, o que me espantou mais foi saber que se trata “apenas” da quinta morte na sequência de um combate.

Depois da notícia surgiu o vídeo. Ouvi falar do vídeo, da violência do mesmo e fiquei com receio de assistir ao combate. Mas lá acabei por ver e voltei a não ficar espantado. Mais uma vez porque já vi combates com ainda mais violência mas que felizmente tiveram outro final. Até mesmo na parte em que o lutador português está a ser esmurrado, no final do combate, consigo não ficar espantado porque existem muitos combates assim.

Há quem culpe o árbitro. Há quem ofenda a modalidade. Há quem culpe outras coisas. O pouco conhecimento que tenho das regras leva-me a acreditar, e também tendo por base as palavras de pessoas da equipa do português, que não se pode culpar o árbitro deste triste acontecimento. Nem se pode culpar a modalidade, porque tudo foi cumprido como mandam as regras. Até porque todos os atletas sabem o risco que correm ao participar num desporto destes em que a violência com que se lida não está ao alcance de qualquer pessoa.

É um desporto com muitos riscos. E há quem esteja disposto a correr os mesmos. Quer seja pelo dinheiro que pode valer um combate, pelo gosto pela modalidade, pelo encanto pelas artes marciais ou por outro motivo qualquer. Tudo é válido. E tenho a certeza de que qualquer lutador de MMA sabe que corre risco de vida sempre que dá início a uma luta.

8 comentários:

  1. deixa-me sempre um pouco espantada, como pode haver "desporto", o tal considerado como essencial à saúde, possa ser tão violento...
    deixa-me até ofendida enquanto ser humano que este tipo de "desporto" seja reconhecido e haja competições legais, onde tão facilmente se pode perder a vida ou ficar gravemente lesionado.
    enfim...triste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa será outra discussão. A brutalidade do desporto. Por exemplo, vi um combate em que ele faz a outro aquilo que lhe foi feito no combate que perdeu.

      E só é triste que seja um trágico acontecimento a fazer com que muita gente conheça esta modalidade que existe há muito.

      Eliminar
  2. Penso que neste caso o lutador devia ter batido com a mão no tapete em jeito de derrota. Como ficou sem fazer nada o árbitro deixou andar...situação muito triste especialmente pelos filhos menores que ficam órfãos :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo percebi, o árbitro termina o combate quando o lutador deixa de se defender. E segundo o seu treinador, foi aí que o árbitro acabou o combate. Por exemplo, estive a ver outro combate dele em que é ele que está na situação oposta à desta e também foram necessários diversos murros para que o árbitro terminasse o combate.

      Essa situação - dos filhos - é mesmo muito triste.

      Eliminar
  3. A mim faz-me confusão que alguém queira levar porrada. Instinto de sobrevivência....none!
    Há muitos desportos assim... cada um faz da vida (ou escolhe a morte) que quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma escolha. A verdade é mesmo essa. É a mesma coisa do que aquelas pessoas que querem ir para a guerra.

      Eliminar
  4. Para se morrer num combate de MMA não é preciso levar um enxerto de porrada, nem de haver nada violento...
    Um pontapé no "sitio certo" e acabam contigo em menos de nada.

    ResponderEliminar