20.5.16

pessoas que se vendem como ninguém

Existem algumas pessoas que são muito fortes no marketing pessoal. São pessoas que se vendem como ninguém. Ao longo da minha carreira já trabalhei com algumas pessoas assim. E quando digo que se vendem muito bem refiro-me a pessoas que conseguem convencer muitas outras de que são os melhores profissionais que a sua profissão já conheceu. No meu caso essas pessoas nunca foram as melhores profissionais com que trabalhei. A grande maioria acabou por ser uma desilusão quando se começa a perceber que o rótulo não combina com o conteúdo. Mas o que é certo é que estas pessoas nunca estão mal. São aquelas que conseguem ir saltando de emprego em emprego, de cargo e cargo e, em muitos casos, com melhores condições monetárias.

Provavelmente fico a perder (tal como ficam todas as pessoas que façam o mesmo) mas não gosto desta maneira de enfrentar o mundo profissional nem a vida. Não tenho jeito nem paciência para prometer o que não cumpro nem para me vender como o melhor em que quer que seja. E isto para mim tem as suas vantagens. Cumpro aquilo que prometo. E não me cobram muitas coisas que não alcanço. Mas cada vez mais me convenço de que o mercado profissional está para os "espertos" e para aqueles que são fortes no marketing pessoal.

Vou tentar transformar isto que acabo de referir num caso real e recente. E estou a referir-me a Jorge Jesus. Neste caso tenho de fazer a ressalva de considerar que é um treinador com muitas qualidades. Fica a perder noutros domínios mas enquanto treinador é muito forte e isso não pode ser colocado em causa. Já tinha dito a diversos amigos sportinguistas que existem algumas coisas que são recorrentes em Jorge Jesus. Uma delas é a altura da época em que as suas equipas costumam vacilar e perder pontos. A outra é a forma como se vende.

No final da primeira época no Benfica surgiram boatos de que Jorge Jesus estava de saída para o Porto. O que aconteceu? Poderes reforçados no Benfica e um ordenado de príncipe. Algo que voltou a acontecer em mais uma renovação de contrato com o Benfica. Agora, no Sporting, volta a surgir o "trunfo" Porto. Notícias que está de saída e um dia depois das mesmas a renovação por mais um ano com o Sporting. Poderes reforçados e mais um milhão de euros por ano (passa de cinco para seis). Como referi, neste caso, existe competência profissional na pessoa. É certo que a nível de troféus foi praticamente nulo mas a qualidade está lá. Mas tudo isto serve para mostrar a importância do marketing pessoal nos dias que correm.

Trocando os milhões de Jorge Jesus pelos tostões da realidade do mercado profissional nacional, o marketing pessoal consegue fazer maravilhas. A pessoa não tem de ser realmente boa. Não tem de ter grandes qualidades. Basta apenas que consiga fazer com que os outros acreditem ser o melhor profissional que alguma vez conheceram e a solução para todos os problemas de uma empresa. No momento em que as pessoas perceberem que isso não bate certo a pessoa já estará de saída para outra empresa onde se apresenta como ainda melhor do que aquela onde estava.

6 comentários:

  1. Há pessoas que vivem bem com o bluff. Eu também não consigo. Acho que tudo se revela mais cedo ou mais tarde, o mérito ou o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso como tu mas o que é certo é que estas pessoas vão enganando tudo e todos e vão saltando de local sempre como estrelas.

      Eliminar
  2. E não faltam tótós a cair na lábia ; )

    As pessoas são ou muito burras ou muito naifs...e nem sei qual é pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que acreditam ser mesmo a salvação de que necessitam.

      Eliminar
  3. Um belo texto e muito verdadeiro, Bruno. Para nós que não somos assim, fica o sentimento de consciência tranquila e de que não estamos aqui para enganar ninguém. E repara também que este tipo de pessoas também não tem amigos mas apenas conhecidos, porque ninguém os suporta. Um abraço.
    Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisa que prezo e sempre prezei é ter a consciência tranquila. Nada paga isso.

      Abraço

      Eliminar