20.7.16

porque nem tudo no pokemon go é mau

Acho que neste momento o jogo Pokemon Go é de extremos. De um lado estão os que adoram. Na extremidade oposta estão aqueles que odeiam o jogo que já tem quase tantos utilizadores como a rede social Twitter. Como já aqui tinha referido, instalei o jogo e já cacei uns quantos pokemon. Já cacei em casa, em hipermercados e até na rua. Isto pode soar a muito tempo de jogo mas tudo somado nem vinte minutos devo ter tido o jogo ligado. E não tenho vergonha nenhuma em assumir que provavelmente ainda irei caçar mais uns quantos.

Do lado das críticas existem vozes que acusam adultos de estar a perder tempo com uma coisa de crianças. Como se isto tivesse algum mal. Ou como se a culpa de os adultos passarem a vida agarrados aos telemóveis fosse apenas da responsabilidade deste jogo. Por momentos fico com a ideia de que o Pokemon Go é a única aplicação que os adultos podem ter no telemóvel e aquela que faz com que muitas pessoas passem a vida a olhar para baixo. Uma crítica diferente passa pelo risco do jogo. Muitas pessoas esquecem que o jogo implica uma maior proximidade a determinados riscos nos quais se repara mais quando não existe uma distracção.

Mesmo assim, considero que este jogo tem aspectos positivos. O primeiro deles é a actividade física. Tenho a certeza de que muitas pessoas, sobretudo mais jovens, levam vidas sedentárias, agarrados aos computadores e consolas enquanto jogam diversos jogos sentados no sofá. A febre do Pokemon Go obriga a ir à rua. Obriga a andar para apanhar mais um pokemon. E mais outro que está umas centenas de metros mais à frente. E mais outro. E de pokemon em pokemon os jogadores acabam por fazer diversas caminhadas. E isto, num País onde a população está cada vez mais pesada, é de salutar.

Além disto, com tantos jogadores e com os meetings que estão a surgir, as pessoas vão recuperar um pouco algo tão simples como o convívio. E não me refiro ao convívio virtual numa qualquer sala de conversação. As pessoas vão falar umas com as outras. Vão interagir. Provavelmente vão combinar caçadas/caminhadas em busca de mais uns quantos pokemon. E, como já brinquei na minha página de facebook pessoal, até, quem sabe, vão encontrar o amor no meio dos monstros que andam a caçar.

Sempre defendi que as inovações tecnológicas tem aspectos positivos e negativos. Considero que o Pokemon Go não é excepção. Existe o perigo do vício. Existe a maior probabilidade de "fechar" os olhos a determinados perigos. Mas também existem aspectos positivos. Como as caminhadas a que obriga e o convívio entre caçadores de pokemon. Cada qual vê o que quer.

4 comentários:

  1. Eu estou desejoso de experimentar este jogo, mas não tenho um smartphone com uma versão Android compatível. Eles deviam ter feito o jogo acessível para todos :(
    Mas sim, parece-me que este jogo tem muitas coisas positivas. E odeio as pessoas que dizem que determinada actividade é "apenas para crianças". Eu nunca deixei de fazer aquilo que gosto só porque o resto da sociedade rotulou como "coisa de criança". Aqueles que odeiam o jogo são os velhos do Restelo que têm de refilar com tudo o que é novo só porque sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já experimentei e gosto. E dou por mim, em alguns locais e com acesso ao wifi, a caçar pokemon.

      Eliminar
  2. Se as pessoas não fossem tão parvaa nem havia contra nenhum. Lei básica de sobrevivência não é para todos...

    ResponderEliminar