9.12.16

as mulheres são melhores gestoras do que os homens?

Sempre gostei de Kevin O'Leary que, para quem não sabe, é um dos tubarões da versão norte-americana de Shark Tank. Kevin consegue ser duro em alguns comentários mas consegue ter uma visão centrada no negócio sem que a emoção lhe altere o raciocínio. E olho para isto como uma qualidade. É algo que aprecio e que muito dificilmente conseguiria fazer.

Este milionário tem sido o centro de algumas polémicas devido a opiniões partilhadas em público. Agora Kevin veio a público referir que as empresas, do seu portefólio, que têm melhor retorno são todas geridas por mulheres. “Não tenho nenhuma empresa dirigida por um homem que supere as dirigidas por mulheres”, disse.

“Se quer algo bem feito, peça a uma mãe ocupada”, defende. Kevin O'Leary acrescenta ainda que o sucesso das empresas geridas por mulheres pode ser justificado pelo facto de as mulheres serem consideradas melhores na realização de tarefas em simultâneo. O investidor conta ainda que descobriu este facto quando pediu que a sua equipa percebesse quais os factores em comum das empresas com melhor retorno.

“O que é interessante é que são empresas de vários sectores. Nunca olhei para o género, não tenho preconceito, quero ganhar dinheiro, estou só a tentar encontrar o caminho com menor resistência e com as melhores pessoas que posso encontrar. Uma coisa é certa: devemos elevar as mulheres para a posição de CEO, porque estamos a obter melhores retornos”, defende.

Estas declarações ganham maior destaque numa altura em que ainda se debatem as diferenças entre homens e mulher em cargos de relevo e em salários. Será que o investidor está certo? Será que a diferença está mesmo nas mulheres? Ou será que tem a sorte de ter as mulheres certas nas suas empresas? É um tema que dá origem a grandes debates.

Sem comentários:

Enviar um comentário