19.12.16

porque a imprensa (mesmo aquela de que as pessoas não gostam) tem limites

Muitas pessoas condenam a falta de limites da imprensa. Principalmente daquela a que gostam de chamar de cor-de-rosa. Se as pessoas estivessem a par das leis e do funcionamento de determinadas situações... estas “condenações” desciam drasticamente. Praticamente deixavam de existir. Mas, mesmo para os mais cépticos, existem exemplos que dão a conhecer os limites que muitas pessoas julgam não existir.

Michael Schumacher está preso a uma cama desde que sofreu um acidente durante umas férias da neve. Desde então que existe muita curiosidade em torno da situação daquele que era um dos poucos atletas para quem as pessoas olham como um fenómeno imortal. Desde então muitas pessoas desejam (e este desejo irá sempre existir) ver uma imagem do piloto no estado actual. Quer seja deitado na cama ou numa cadeira de rodas, informação que chegou a ser veiculada.

E onde é que isto pode ser visto? As pessoas apontam logo para a tal imprensa de que não gostam. Sendo que tenho a certeza que caso esta foto venha a ser publicada acabará por ter reprodução mundial. E ao que parece esta foto existe. Haverá um homem que conseguiu tirar uma fotografia ao piloto deitado na cama, na sua casa. Como qualquer fotógrafo de ocasião, este homem tentou vender a imagem captada.

Ao que parece pede um milhão de euros pela imagem. Um preço alto, podem pensar muitos. Mas um preço que, para muitas pessoas, valia o risco devido às vendas que a mesma ia gerar. E mesmo a futura comercialização da imagem. Mas, lá está, existem limites. E ninguém quis comprar esta foto. O vendedor não teve sorte. Não convenceu ninguém. E existem diversos motivos para isto.

O primeiro, e talvez o mais importante, é que existem limites. E uma fotografia de Michael Schumacher no estado em que está é algo que ultrapassa os limites. E isto é meio caminho andado para que muitas pessoas não queiram comprar a foto. Aqueles que possam desejar comprar a foto percebem que legalmente estão a cometer um erro. Porque, e talvez isto ajude algumas pessoas a compreender as diferenças, é algo que viola a privacidade do piloto. Pois a foto só pode ter sido feita no interior da casa sem qualquer tipo de autorização. E isto impede a publicação da foto.

Sem comentários:

Enviar um comentário