17.1.17

violência + sensualidade = machismo?

Mixed Martial Arts (MMA) é capaz de ser um dos desportos mais violentos que existem. Tanto no masculino como no feminino. Ainda deve estar bem presente na memória de todos o festival de porrada que Ronda Rousey levou da brasileira Amanda Nunes naquele que foi o regresso da lutadora - em tempos considerada a melhor do mundo - ao octógono. Ou algo muito mais trágico como foi a morte do lutador português João Carvalho na sequência de um combate realizado na Irlanda.

Este violento desporto ganha agora um ingrediente sensual. Que se aplica a algumas lutadoras femininas. Trata-se do Lingerie Fighting Championships. Como o nome indica é uma luta em que as mulheres estão vestidas apenas com lingerie bastante sensual. Que são utilizados em vez da tradicional roupa desportiva utilizada nas outras lutas femininas.

A variante sensual parece ter sido criada a pensar no público feminino. Quem o diz é o CEO da Lingerie Fighting Championships que salienta que as mulheres gostam de ver este tipo de lutas. E que vibram tanto com os combates como os homens nas lutas masculinas. E pouco se importa que o queiram apelidar de machista. "Não temo ser rotulado de machista. As pessoas que dizem isso, nunca conheceram as nossas lutadoras, que são algumas das mulheres mais fortes e brilhantes que jamais encontrarás. Elas ficam óptimas de lingerie e sabem disso. E não se preocupam com essas questões do corpo, como boa parte das pessoas. Pessoas com o corpo bonito querem mostrá-lo. Pessoas com o corpo feio tendem a ficar ofendidas e rotulam as outras de machistas, além de fazerem bullying e tentar convencer as pessoas a ficarem vestidas", argumenta.

A ideia não é nova. Que me recorde existe também (ou existia) um campeonato de futebol americano disputado por mulheres que estavam vestidas em lingerie. Não tinha o impacto do campeonato masculino mas recordo-me de ver jogos com bastante público. E guardo a imagem de jogadoras que estando vestidas de forma mais sensual levavam o jogo muito a sério com lances muito duros. Se era encenação? Creio que não! Era apenas mais um jogo sendo que este tinha como destaque a ausência de alguma roupa.

Se estas variantes existem é porque existe público. Até porque normalmente são eventos que só passam em canais fechados. E a verdade é que só vê este tipo de desporto quem quer. Não existe uma obrigação. Tal como não existe uma obrigação para quem participa. São opções. Mas não deixa de ser igualmente verdade que qualquer um destes desportos surge sempre com o rótulo de machismo caso seja um homem a dar a cara pela ideia. Aliás, mulheres com pouca roupa dão (quase) sempre polémica.

2 comentários:

  1. O problema é que não vemos homens a jogar futebol americano de boxers... (btw essa liga é absolutamente encenada, não são jogos a sério).
    E sim, quando se mete uma mulher a fazer o mesmo que um homem mas sem roupa, é sexismo. Quer seja um homem ou uma mulher a ter a ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vires uma luta de mma os homens têm apenas uma espécie de "boxers". E existem desportos onde eles estão com pouca roupa. Acredito que tudo é um negócio. Se fazem isso com as mulheres é porque existe público. Acredito que tudo existe com base no público.

      Não digo que não seja encenado (até porque a WWE também é e é um fenómneo mundial) mas já vi vídeos de jogadas bem duras entre elas, onde não parece existir grande encenação.

      Eliminar