2.3.17

a luta para perder peso

A luta para combater o excesso de peso é uma das batalhas mais duras [estou a excluir as óbvias] que uma pessoa pode travar. Porquê? Porque existem todos os motivos e mais alguns para desistir. Para não entrar neste duelo. Para dar a vitória a um lado menos saudável da vida. Digo isto porque, por pior (ou mais grave) que seja o estado da pessoa, existem sempre aquelas pessoas que dizem coisas como: "está bem assim" e "estás óptimo(a)". Curiosamente muitas destas pessoas são as mesmas que chama gordo(a), obeso(a) e outras coisas mais a essas pessoas.

E por isto é que digo que é fácil desistir. Mesmo tendo em conta as marcas que deixam na pessoa. Muitas delas psicológicas. Porque simplesmente a maioria das pessoas com excesso de peso acabam por sofrer com os comentários e olhares dos outros. Quer seja entre brincadeiras de amigos (que também deixam marcas) ou quando são comentários de pessoas que não se conhecem de lado nenhum. Juntando tudo isto, a luta contra a balança representa uma grande batalha individual em que o protagonista é a pessoa. Por mais ajuda que possa ter, é algo que está dependente de si. E da sua força de vontade.

Por outro lado, quando alguém consegue o objectivo a que se propôs, facilmente acaba como alvo de gozo. Se alguém diz que perdeu peso porque queria caber em determinada peça de roupa, é gozado. Se alguém diz que quer perder roupa para ficar bem de biquíni, é gozado. E por aí fora. Praticamente os motivos são todos desvalorizados pelas restantes pessoas. Que não perdem dois minutos a perceber que esses desejos são uma meta que, quando ultrapassada, significa atingir muitos outros objectivos, nomeadamente uma vida mais saudável [e estou a excluir desta equação pessoas que simplesmente só se alimentam de comprimidos e líquidos].

Recentemente Khloé Kardashian fez saber que tinha perdido peso para vestir determinado tipo de roupa. "Tenho braços definidos agora. É como um troféu que posso mostrar. Pode parecer tonto, mas trabalhei muito para poder usar um top ou uma t-shirt. Trabalhei muito", explicou. E isto deu origem a muitas críticas. A piadas. A gozo. E as pessoas acabam por não perceber o resto da mensagem passada. "Marcou-me profundamente que me dissessem que não iria conseguir chegar a um certo tamanho ou ser uma certa aparência. E eu acreditava no que as pessoas me diziam, até que certo dia alguma coisa dentro de mim recusou ser definida pelo que os outros acham de mim", explicou.

E este desabafo diz tudo. Por mais que a pessoa queria mudar, facilmente acaba rendida. Acaba estendida aos "pés" dos comentários dos outros. Interioriza que não será mais do que aquilo que os outros observam e defendem. O troféu de uma luta destas serve para calar essas pessoas, aquelas que marginalizam a luta dos outros. Muitas delas pessoas incapazes de travar lutas pessoais e pessoas que esperam o insucesso dos outros para que possam dizer que não são os únicos que falham.

4 comentários:

  1. Este texto resume essencialmente os cinco meses do ano de 2015 que passei com o objectivo de perder peso e ter uma vida mais saudável e mais activa. Em apenas cinco meses, consegui perder 16kg e realmente, é como dizes, tive muitas pessoas a dizerem-me que estava bem assim, que não precisava de mudar (que são as mesmas que chama gordo e obeso a outrém), tive pessoas que não entendiam o porquê de eu querer perder peso, que diziam que não ia conseguir e, por isso, não valia a pena estar a trabalhar para algo que não iria conseguir.

    Dei provas que conseguia atingir os meus objectivos. Mostrei a essas pessoas que consegui aquilo a que me propus. Não que tenha perdido peso por elas. Nada disso. Perdi peso porque EU quis, porque achei que conseguia, porque achei que era altura de mudar o meu estilo de vida.

    Hoje, passados dois anos desde que tomei essa atitude, e tendo conseguido manter o peso, digo-te que sou um gajo mais confiante, mais activo, com mais energia e mais genica. Sei o que é ser magro (algo que nunca soube porque durante grande parte da minha vida sempre fui gordo/anafado/roliço/o que lhe quiseres chamar ;) Mas, acima de tudo, sinto-me bem comigo mesmo. Nunca me senti tão bem. Feliz por ter conseguido alcançar os meus objectivos. Feliz por sentir-me bem comigo mesmo :)

    Peço desculpa pela extensão do texto e pelo desabafo mas quando revi-me imenso neste teu texto.

    Abraço,
    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo isto que dizes. E sei o que queres dizer na perfeição porque, apesar de nunca ter sido muito magro, houve uma altura em que me desleixei e quando olhei para a balança tinha 97 quilos (tenho 1,80m). Não me sentia mal porque nunca deixei de fazer nada: corria o que corro hoje, jogava futebol e por aí fora.

      Mas, tal como tu, decidi mudar. E em pouco tempo - e sem loucuras - baixei para os 78/80 quilos. E desde então que anda por aí. E sinto-me muito melhor.

      Abraço

      Eliminar
  2. Só te digo uma coisa: as pessoas seriam tão mais felizes se deixassem de se preocupar com aquilo que os outros dizem sobre elas!
    Amem-se! Amem-se muito. Enalteçam sensatamente as vossas virtudes, superem realisticamente as vossas limitações e vivam. A vossa vida. À vossa maneira. É mais simples do que parece...

    ResponderEliminar