10.3.17

cuidado com os exemplos fit

No último post partilhei duas imagens de uma mulher a correr e deixei a questão sobre o tempo que separava aquelas duas fotografias. Numa delas destaca-se uma mulher, aparentemente em “sofrimento” enquanto corre. Também se evidencia a celulite nas pernas da mulher. Na outra imagem aparece a mesma mulher, sem ar de esforço e com umas pernas bem trabalhadas.

Pois bem... nada separa aquelas duas imagens. Já tinha dito que a mulher é a mesma. A prova em que corre é a mesma. Tal como o dia. A única coisa que que se destaca é que são duas imagens diferentes de algo igual. E foi a própria mulher que partilhou ambas as imagens. E ainda bem que o fez. Pelo perigo da cópia dos exemplos que vemos espalhados nas redes sociais.

Vivemos numa altura em que ser fit está na moda. Mais por questões estéticas do que por questões de saúde, o que é de lamentar. E nas redes sociais partilham-se imagens do antes e do depois que são facilmente manipuláveis, mesmo sem recorrer à edição de imagem. Numa coloca-se a barriga para fora, o corpo torto, roupas excessivamente apertadas e com aproximação à máquina. Noutras, encolhe-se a barriga, a postura é a correcta, as roupas são adequadas e existe um distanciamento da máquina.

Pequenos detalhes como estes fazem com que seja muito fácil manipular duas imagens que foram captadas no mesmo dia, por exemplo. Associado às imagens está uma história de superação. E alguns truques para que todos consigam fazer o mesmo. E, infelizmente, muitas pessoas – que querer ser o mais fit possível no menor espaço de tempo possível – tendem a copiar algo que não passa de uma farsa. E muitas vezes correm riscos desnecessários com más alimentações, produtos duvidosos e treinos físicos muito maus.

Acho bem que as pessoas queiram estar em forma. Mas quem o quer tem de perceber que é algo que dá trabalho. É algo que implica uma alimentação correcta (não confundir com uma ditadura alimentar) e treino físico. Só deste casamento é que resulta algo que vai corresponder às expectativas das pessoas. Não existem “dietas milagrosas” que mudam o corpo em poucas horas nem existem corpos em forma sem treino físico.

Por isso, cuidado com os exemplos que não o são. As pessoas não devem ficar profundamente desmotivadas como fotos como aquela da esquerda (refiro-me ao último post) nem extremamente felizes com a da direita. Nem devem copiar na íntegra exemplos de outras pessoas. Simplesmente porque cada corpo é um corpo e aquilo que resulta com um poderá não resultar com outro. Já para não dizer que nem todas as pessoas têm o mesmo objectivo.

2 comentários:

  1. Interessante, fui ver as fotografias e sem ter lido este post iria crer que algum tempo e muito exercício as separava...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são na mesma prova. É fácil criar uma ideia que tem um objectivo.

      Eliminar