15.5.17

pessoas giras que nunca vão ser bonitas

"É uma pessoa gira que nunca será bonita". Ouvi esta frase num passado recente. Era sobre uma pessoa em específico, não importa quem, e as palavras ficaram na minha cabeça. Porque gosto da frase. Porque casa na perfeição com algumas pessoas. E porque é uma forma quase poética de definir um determinado grupo de pessoas. As tais que tendo tudo para ser bonitas, nunca conseguem ir além disso.

E o que é isto das pessoas giras que não são bonitas. Numa primeira análise soa a algo absurdo. Mas na realidade não é! São aquelas pessoas que gostam de olhar para si num pedestal onde não cabe mais ninguém. E de onde ficam a olhar, sempre para baixo, nunca para cima, para todos os outros. Para os restos da sociedade. Para os inferiores. Para os feios, para manter o mesmo registo no que ao vocabulário diz respeito.

São aquelas pessoas que "gozam" ou dizem mal dos seus pares. Leia-se das pessoas que têm (ou já tiveram) a mesma profissão. Que já estiveram sujeitas às mesmas regras. Que tiveram de cumprir determinados aspectos. Mas que, mesmo assim, parecem ser inferiores. Quando não o são. Quando até são pessoas extremamente simpáticas, que até são simpáticas no momento em que poderiam ser pessoas verdadeiramente lixadas.

A beleza física, sempre discutível, não é tudo. O papel de embrulho não faz o rebuçado. A caixa não determina a qualidade dos chocolates. As roupas caras não dão classe à pessoa. E por isso é que concordo que realmente existem pessoas giras que nunca vão ser bonitas. Por mais que achem que foram abençoadas com toda a, como diria o Fábio Coentrão, boniteza do mundo.

6 comentários:

  1. Concordo 100% com esta ideia.
    Há efectivamente pessoas com um exterior lindo e são horrorosas como pessoas.
    No entanto, acho que o exterior é o que conta para muita coisa, desde o emprego aos relacionamentos (quer de casal quer de amizade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exterior continua a ter uma importância muito grande. E em muitos casos tem mais valor do que deveria ter.

      Eliminar
  2. Eu não gosto da frase.
    Talvez porque a situo em outros contextos. Vou explicar: Várias vezes dou por mim a pensar "Fulano/a é giro/a, mas não é bonito". De certa forma, estou a distinguir, dentro do meu conceito de beleza, uma pessoa atraente mas que, ainda assim, não é bonita. É vistosa, digamos. E fico-me por aqui.
    Mas no contexto em que a inseres, não me faz sentido, porque está muito além da beleza em si, atinge outros domínios e, por isso, acaba por ser uma frase maldosa.

    ResponderEliminar