3.2.14

então e filhos?

Este texto é dedicado a todas as pessoas que têm por hábito iniciar uma conversa (quanto muito esperam cerca de vinte segundos depois do início da conversa) com a pergunta: “então e filhos?” Encontra-se aquele amigo que não se vê há muito tempo. “Estás bem? Então e filhos?”, pergunta. Encontra-se um antigo colega do trabalho com quem nem se tinha uma grande relação. “Tudo bem? Então e filhos?”, pergunta. Visita-se aquele familiar que não se vê com tanta frequência. “Olá. Então e filhos?”, perguntam. “Então e filhos?”, é capaz de ser a pergunta mais ouvida por homens (e sobretudo mulheres) que entraram na casa dos trinta e que ainda não são têm filhos.

Ninguém quer saber do sucesso profissional. Ninguém quer saber se a pessoa tem uma profissão precária ou se está num confortável cargo bem remunerado. Ninguém quer saber se a pessoa tem realizado os sonhos e metas a que se propôs ao longo dos tempos. Ninguém quer saber como está a família. Ninguém quer saber nada de nada. Nem sequer se existe um namorado ou namorada, marido ou mulher com quem se tem uma relação estável para ter o tão desejado filho pelo qual todos perguntam. As pessoas querem filhos. Não interessa como. Nem vindos de onde. Nada interessa. A única coisa que interessa é que exista um filho. Ou muitos, de preferência.

Pois bem. Quem quer muito ter um filho, e ainda não o tem, será por alguma razão. Ou porque não encontrou a pessoa ideal com quem quer dar esse passo. Ou porque o casal não consegue engravidar. Ou porque o casal entende não ser a melhor altura para ter um filho. Quer seja por razões financeiras, profissionais ou outro motivo qualquer que não diz respeito a ninguém. Quando alguém pergunta a alguém por filhos, será que está preparado para ouvir a resposta. Será que essas pessoas estão prontas para dar continuidade à conversa se ouvirem algo do género: “acho que não é a pessoa certa para dar esse passo”, “andamos a tentar mas não conseguimos engravidar” ou “não temos dinheiro para ter um filho”? Será que sabem responder a isto ou vão dizer um simples “pois” antes de fazerem as 1500 perguntas banais que poderiam ter feito antes de perguntar se alguém quer ter filhos.

Se essas pessoas querem gabar-se dos filhos que têm, não precisam de perguntar aos casais (ou solteiros) se têm filhos antes de o fazerem. Fazem as perguntas banais. Depois disso, mostram as fotografias dos filhos e dizem tudo aquilo que pretendem dizer. Até porque, se alguém quer ter filhos e não consegue, seja por que motivo for, irá desabafar sobre isso mesmo com alguém. Se não é com quem insiste na pergunta, haverá um motivo forte para isso. E não irá ficar à espera de perguntas sobre o desejo de ter filhos para desabafar sobre o que quer que seja. Se for necessário, irá até procurar ajuda clínica para resolver o problema. Seja ele qual for.

Mais. Será que as pessoas que fazem a pergunta “então e filhos?” estão preparadas para respostas do género: “não quero ter filhos, odeio crianças.” Muitas pessoas podem pensar desta forma. Mas não querer ter filhos, mais uma vez algo que pode acontecer por diversos motivos, não significa que tenha de se andar a contar a toda a gente que não se quer ter filhos. Porque é uma coisa íntima do casal. Como muitas outras que ninguém ousa perguntar porque percebem que não o devem fazer.

Façam perguntas sobre o tempo. Sobre o Benfica, sobre os programas de televisão e até sobre as mais diversas fofoquices que estão na ordem do dia. Se não estão com um amigo há muito tempo, perguntem coisas sobre a carreira, sobre a vida e até sobre se ainda mantêm o relacionamento com a última pessoa que conheceram. Esqueçam lá isso de fazer perguntas sobre filhos. Porque, quando eles existem, as perguntas são desnecessárias. E, quando existe desejo mas ainda não existe criança, as pessoas dispensam falar sobre isso. Esta, é a minha forma de pensar.

58 comentários:

  1. ... É daqueles assuntos que realmente já chateia. Uma pessoa tem 30 anos e então toda a gente pressupõe que já deviamos ter um casal de gémeos e mais 3 adoptados. pffff....

    ResponderEliminar
  2. Já passei essa fase. Agora é : "-E para quando um irmãozinho?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja o upgrade da questão.

      Eliminar
    2. Desculpem, mas tive de me rir com o comentário do stressado e ainda mais com a resposta.:-)
      Eu confesso que nunca tive o hábito de fazer esse género de perguntas apenas porque conheço muita gente que não tem porque não pode ou não tem as condições necessárias na relação para o fazer e por isso acho que é uma questão muito pessoal para estar a fazer como se fosse "casual".
      Por acaso não me lembro de ser muito bombardeada com isso apesar de ter casado "apenas" aos 28. Se calhar por ser gorda pensaram que era melhor nem perguntar por namorados ou afins. A gordura havia de ter alguma utilidade positiva.
      Já a minha mãe, como sabia que eu queria muito ter filhos já achava que eu devia avançar para uma produção independente e massacrou-me bastante com isso, inclusivamente escolhendo potenciais pais para a criança (do agrado dela claro).
      Não em desgasto muito com essas coisas pois tenho mais que fazer por isso deixo as pessoas nas delas e eu sigo na minha,

      Eliminar
  3. No meu caso é mais «Então e namorado». Agora já tenho um... mas antes ficava sempre encavada. O que queriam que respondesse? «Sou muito feia e ninguém gosta de mim», «todos os rapazes que gosto acabam por se apaixonar por outra», « estou demasiada ocupada com os estudos.»
    Que nervos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas das pessoas que fazem essas perguntas não se preocupam em ter resposta para as mesmas em relação a si próprias.

      Eliminar
  4. Uma das primeiras perguntas que T-O-D-A a gente com que me tenho cruzado aqui em Espanha me faz é "tens namorado?". E é algo que também me incomoda bastante. Há perguntas que pura e simplesmente: não-se-fazem!

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente. Parece que as pessoas fazem de propósito para nos atirar à cara aquilo que não temos e elas têm. És tu com os filhos e eu com os namorados. Enfim. Não ligues, há gente que não vê além do próprio umbigo.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não ligo assim tanto porque despacho sempre o assunto mas acho que merecia um texto :)

      beijos

      Eliminar
  6. Subscrevo tudo, tudinho!!! Já respondi de várias formas a essa questão! Já disse que não queríamos ter filhos, ao que o interlocutor acha-se no dever de tentar fazer-nos mudar de ideias! E já disse que não podemos engravidar, ao que já obtive como respostas: "não estão a fazer bem, provavelmente" (WTF?) "sentes-te menos mulher por não poderes dar um filho ao teu marido?" (sim, já ouvi isto!) (e assumem logo que a mulher é estéril) "então fazes in vitro" (quando me dizem esta, pergunto se gostavam de ter um filho de outro homem que não do delas, ou quando é homem, pergunto se gostava que a mulher tivesse um filho de outro homem) normalmente calo-os porque também estavam a pensar que eu é que sou estéril! Sinceramente, acho que da próxima vez que me perguntarem vou responder que odeio crianças, just to see the look on their faces! Eu até gosto de chocar as pessoas! :)

    Agora vou dizer-te o mesmo que disse da outra vez: larga lá isto e vai agarrar na mulher e faz-lhe um filho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a maior parte das pessoas não saberia o que dizer se levasse respostas dessas :)

      Eliminar
    2. E mais... Tenho uma amiga que tem 2 filhos e agora está grávida novamente e as pessoas chamam-lhe maluca que não estamos em tempos de fazer muitos filhos... Pode? Nunca estão contentes com nada, irra!!! :)

      Eliminar
  7. Muito bom, adorei o tema. Também estão sempre a perguntar a mim e ao meu marido:entâo e os filhos?, e o mais hilariante, ainda respondem por mim! As respostas mais incríveis e mais estupidas que possa imaginar. E assim lá vem o "pois".

    ResponderEliminar
  8. Eu já oiço essa pergunta não sei há quantos anos! Ainda estudava e nem era casada com o meu marido (nem viviamos juntos antes disso) e já andavam a perguntar por filhos. Irra. Logo eu que nunca sonhei em ter filhos. Agora que estou casada e perto dos trintas tenho sofrido as passas do Algarve.

    ResponderEliminar
  9. Pode-se gostar de crianças e, contudo, não querer ter filhos. Na minha opinião, para ter filhos não basta achar as crianças fofinhas e engraçadas, é preciso querer muito ser pai ou mãe e estar disposto a aceitar o filho que vier, tenha ele as características que tiver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Querer ter um filho é muito mais do que simplesmente trazer uma criança ao mundo.

      Eliminar
  10. Numa situação idêntica, mas às mulheres solteiras "então, e casar?"
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Durante anos levei com essa pergunta .
    As pessoas não querem saber do porquê , querem é dizer mal.
    Não podes ter filhos, ou o teu marido não faz a coisa bem.
    Incrível mas ouvi de tudo , até ao dia que respondi curto e grosso.

    Houve quem amuasse e ficasse indignada com a minha resposta
    mas esta gente não se toca ?
    Mesmo que eu quisesse e não conseguisse engravidar como
    é que eu me sentiria?
    Falta sensibilidade a muita gente.

    Tneho 39 anos e não tenho filhos e se calhar nem terei
    desempregada, que raio de futuro eu tenho para ter filhos?

    É preciso estabilidade a vários níveis.
    Se as pessoas pensassem mais , não haveria tantas crianças a sofrer .

    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas fazem as perguntas sem pensar na lógica das mesmas nem no impacto que isso pode ter em quem ouve a pergunta.

      Eliminar
  12. Em Portugal interessam os filhos e o tipo de carro (mesmo que para ter um BMW passes fome). A melhor parte é quando olham para a mulher (eu) com aquele ar de que já estás assim para a "uva-passa"... Que o arroz já está demasiado cozido if you know waht I mean e que és um caso desesperado.

    ResponderEliminar
  13. Mais um excelente texto! Sou uma "vítima" dessa pergunta.

    ResponderEliminar
  14. "Então e Filhos?", é uma pergunta que se repete muito no meu dia -a-dia. e depois vem o "Pois". e depois do "pois", vem: "Ah, o gajo não te consegue fazer um filho?" e depois vem a minha cara de estúpida com que fico. e penso: "OK, eu não ouvi isto!" e continuo como se não fosse nada! Já pensei em escrever na testa, será que assim não me chateiam? Nãããã, mesmo assim há-de haver alguém que não percebe o que escrevi na testa. e depois vem a pergunta"Então e filhos?" e eu volto a dizer"pois"Obrigada pelo texto, revejo-me nele quase todos os dias.

    ResponderEliminar
  15. Já passei por essa fase, mas agora estamos mais naquela do... e então qdo vem o segundo? Já tá na altura não? Olha que depois ficam com mta diferença de idades... então quando vem a menina agora??? Não há pachorra!!!

    ResponderEliminar
  16. Olha, eu tenho uma filha e um sobrinho a viver comigo e quando me perguntam por um segundo filho ainda acrescentam "É que um primo não é a mesma coisa!". Fico com uma raiva quando me dizem isso que nem imaginas!

    ResponderEliminar
  17. Tenho várias colegas mais novinhas que se queixam dessa perseguição diária...porqwue é que as pessoas cismam de "fazer conversa" mesmo que seja inconveniente...muito pertinente este teu texto.
    Se fosse comigo acho que arranjava uma resposta bem estúpida e depois repondia tipo chapa 5.

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas não sabem o que dizer. E nem se preocupam com o impacto que isso pode ter numa pessoa.

      beijos

      Eliminar
  18. As mulheres têm ainda um brinde extra, quando não há filhos é porque elas não conseguem. Não tenho paciência para gente sem desconfiómetro. Será tão difícil perceber que nem toda a gente quer ter filhos, que mesmo querendo muito nem sempre se consegue, ou simplesmente que há assuntos que são do foro pessoal?!

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Mas as perguntas continuam sempre e no meu caso é ao contrário!!! estou grávida do segundo filho e tenho um bébé com 19 meses e é uma gravidez planeada e desejada e as pessoas quando sabem dizem sempre! deixa lá tudo se cria!!!! então agora estás despachadinha!!! what?! eu não quero ficar despachadinha! quero ter mais filhos! posso?? se dizes que queres ter mais de 2 filhos também te olham de lado! olha esta tem a mania que é rica! ou irresponsável!! Mas no fundo eu percebo porque é que as pessoas perquntam por filhos porque quem é pai conhece um amor e uma felicidade nunca antes experimentada e por vezes não percebe porque é que todas as pessoas não querem sentir isso! mas isso também não dá o direito de interferir na vida e escolha de cada um, até porque existem razões delicadas que estão bem mais além do não querer.

    ResponderEliminar
  20. Então e filhos?....
    Vou contar o meu exemplo, depois do primeiro, "tinha" que vir um segundo...(tive 4 abortos) e nesses quatro anos, vinha sempre a bela da pergunta "e para quando o segundo?" às tantas eu decidi que ía começar a responder que não havariam mais filhos - sem dar hipotese a argumentos.
    Engravidei da Madalena...muitos cuidados, gravidez de risco e tivemos o "segundo"...mas, seis meses depois, por opção, eu fiquei gravida do Tomás. Reacções: que grandes malucos, já vem aí o 3º....Quando fiquei gravida da Margarida - eh pá que coragem 4 filhos!!! - Sabem que mais - as pessoas falam qualquer coisa por falar - comentam por comentar - perguntam porque querem saber, querem ser "intimos" - eu nem às minhas amigas do coração pergunto "então e filhos" - quanto muito pergunto se gostavam de ter...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário diz tudo Carla Isabel. Muito obrigado pela partilha.

      Eliminar
  21. ...como te entendo...esta pressão que a sociedade faz relativamente a todos seguirmos um certo percurso "normal" ( pelo menos segundo o seu ponto de vista) pode ser sufocante...e as perguntas sucedem-se sempre com um certo grau de exigência: primeiro passamos pelo estágio "então e namorado?"....depois "então e casamento?" e finalmente..."então e para quando filhos?"...

    ResponderEliminar
  22. A mim ninguém me pergunta sobre filhos, e já deixaram de me perguntar sobre namorados e afins.

    ResponderEliminar
  23. Estás contratado Bruno! Próxima reunião familiar e solicito a tua presença para explicares dessa forma calma e correta como as coisas funcionam ou podem funcionar. Eu e o meu marido já não sabemos o que dizer... Neste momento só apetece mandar a malta dar uma grande volta ao bilhar... Acredito que não seja por maldade mais sai cada uma daquelas bocas que as devo fuzilar só com o olhar! E não fazem ideia dos sentimentos que trazemos cá por dentro, nem tampouco temos de os partilhar com elas. Haja alguém que me/nos compreende...
    Tenho-te dito isto muitas vezes, mas nunca é de mais... Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não acho que seja maldade mas as pessoas não têm noção do impacto da pergunta nas diferentes pessoas. Não tens de agradecer nada. Obrigado pela simpatia :)

      Eliminar
  24. Pior mesmo é perguntarem isso a quem não pode realmente ter filhos. Uma coisa é não querer ter filhos, embora chateie, acaba por se levar. Agora, a pessoa querer ter filhos, não conseguir ou saber mesmo que nunca os poderá ter e ouvir uma pergunta dessas !!!! Dói muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as pessoas não colocam essa hipótese e conheço casos assim.

      Eliminar
  25. Ora nem mais. É uma pergunta incómoda e demonstra grande falta de sensibilidade: e se a pessoa quiser muito ter filhos e não puder? Tem que revelar pormenores da sua vida pessoal para satisfazer a curiosidade alheia? Há perguntas de muito mau tom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas não se lembram do impacto de uma pergunta que consideram banal.

      Eliminar
  26. De facto este texto é um reflexo daquilo porque estou a passar... Toda a gente pensa que tem o direito de perguntar e que eu tenho a obrigação de responder! Então e filhos? Tu não podes dizer que é por falta de dinheiro! Já sei, não queres engordar! Eu faço um sorriso amarelo... chego a casa e penso que lhes devia ter dito: não, não é falta de dinheiro é mesmo infertilidade! Mas já que sabes tudo, se calhar também sabes uma solução para este meu problema! Enfim, as pessoas não fazem a menor ideia de como podem magoar com este tipo de perguntas.

    ResponderEliminar