2.6.17

não gostas porque não experimentaste

Quando era mais novo pratiquei atletismo. Tendo feito boa parte das modalidades mais populares. Entre elas, a corrida. Joguei também ténis de mesa antes de chegar ao futebol, a modalidade de que mais gosto. Apesar de gostar muito de futebol, que também vive da corrida, nunca gostei de correr. Correr atrás de uma bola? Isso podia ser todos os dias, várias vezes aos dia. Correr por correr? Detestava.

No início da época existiam duas semanas que eram mais dedicadas ao físico. A presença da bola era quase inexistente. Já a corrida, chegava e sobrava. Até chegava a ter treinos de corrida na praia. Já para não falar de longos e penosos minutos a correr à volta do campo. Odiava tudo isto! Parecia que caminhava no corredor da morte. Contava os segundos para aquilo acabar.

Por isso nunca pensei vir a gostar, como hoje gosto, de correr. Já nem me lembro bem como começou. Talvez tenha sido para manter a forma entre épocas, de modo a que não custasse tanto a pré-época. O que sei é que com o passar dos tempos dei por mim a gostar de correr. E aquela corrida que odiava. Ou seja, que não termina com um pontapé numa bola. Hoje fico triste se fico muito tempo sem correr.

E contente, como é o caso, quando consigo correr os cinco dias da semana. É algo que sinto que me faz bem ao corpo e também à cabeça. Não ignorando o facto de ter a possibilidade de correr junto a um rio e num piso em condições. Mas o meu encanto pela corrida fica por aqui. Não vou para a rua para ser melhor do que todos os que lá estão a correr. A minha competição é apenas comigo. Basta-me tentar ser melhor do que fui no dia anterior.

Por tudo isto, quando ouço alguém dizer "não gosto de correr" costumo responder, porque ainda não começaste. Porque quem começa acaba por ganhar o gosto. Isto não se aplicará a todas as pessoas, mas a uma boa parte delas. E também não confundir o gostar com o desejo de participar em provas todas as semanas. Porque uma coisa não implica a outra. São temas distintos. Gostar de correr não implica participar em x provas por ano ou em correr determinadas distâncias. Isso depende de cada pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário